Victor Fernandes   |   15/03/2021 17:37
Atualizada em 15/03/2021 17:40

Pandemia afetou 53% dos empregos no setor de Turismo global

O WTTC listou quatro ações fundamentais para retomar a a mobilidade internacional

Reprodução/Iata
O World Travel and Tourism Council (WTTC) estima que a pandemia da covid-19 tenha impactado 53% do total de empregos gerados pelo setor do Turismo globalmente. Com isso, o órgão ressaltou a importância da próxima Cúpula Mundial, a ser realizada entre os dias 25 e 27 de abril em Cancun, no México, onde serão analisados os desafios do setor e proporcionada uma plataforma para a sua recuperação.

“Os benefícios do Turismo vão muito além do impacto econômico nos países e destinos, nosso setor tem um impacto positivo nas comunidades, proporcionando oportunidades de desenvolvimento econômico, bem-estar social, conservação e proteção de seus recursos naturais e culturais, além de outros benefícios como a promoção do empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, entre outros”, afirmou a diretora executiva do WTTC, Virginia Messina.

A executiva explicou que o setor de Viagens e Turismo teria registrado por nove anos consecutivos, até 2019, um crescimento econômico superior ao da economia global. Neste último, respectivamente, houve um aumento de 3,5% ante 2,5% em 2018. Além disso, a indústria do Turismo contribui com mais de 330 milhões de empregos em todo o mundo; um em cada quatro novos empregos são gerados pelo setor.

Referindo-se ao impacto que a pandemia gerou, Virginia destacou que 174,4 milhões de empregos foram afetados durante 2020 e por isso é importante que haja um plano de recuperação global para este setor, onde haja maior colaboração entre os setores público e privado.

O WTTC vem concentrando seus esforços principalmente na recuperação da confiança do viajante através do desenvolvimento de protocolos de higiene e segurança sanitária como o selo Safe Travels, que até hoje conta com mais de 250 emblemas atribuídos a destinos e empresas que adotaram seus protocolos. No entanto, o órgão reconheceu que existem ainda mais desafios para uma recuperação integral do setor, como a implementação de um protocolo para retomar a mobilidade internacional com segurança por meio de testes rápidos e o uso de tecnologia para eliminar as restrições e quarentenas.

O WTTC listou quatro ações fundamentais para retomar a a mobilidade internacional.

  1. Um protocolo de mobilidade internacional para viajar com segurança
  2. Testes rápidos e de baixo custo para prevenir a exportação e importação de vírus, apoiados por tecnologia (antivírus) e certificados digitais. No entanto, a vacinação não deve se tornar uma exigência para viagens, pois pode causar discriminação, pois o fornecimento de vacinas em todo o mundo é limitado.
  3. Fortalecer os protocolos de saúde e higiene, incluindo a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais, além da implantação da vacinação, como parte de uma solução abrangente.
  4. Continuar o apoio governamental ao setor, incluindo: fiscal, liquidez e proteção ao trabalhador, além de promover a importância do setor de Viagens e Turismo.

Apesar do atual contexto global adverso, o WTTC está confiante de que há espaço para otimismo e um futuro mais brilhante para o setor. A chegada da vacina estimulou esta e outras atividades; entretanto, não deve representar uma condição para sua restauração. Viagens de negócios, visitas familiares e férias podem retornar com uma combinação de um regime de testes reconhecido internacionalmente, uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e a aplicação de rastreamento de contato.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Colaboração para o Portal PANROTAS

Victor Fernandes tem 6061 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!