Juliana Monaco   |   29/06/2021 12:25   |   Atualizada em 29/06/2021 12:28

Compras em dispositivos móveis crescem mais de 30% no Brasil

Os jovens de alta renda são os que mais utilizam canais digitais para fazer compras no País


Dreamstime
Os jovens de alta renda têm quase duas vezes mais probabilidade de comprar por meios digitais do que outros consumidores
Os jovens de alta renda têm quase duas vezes mais probabilidade de comprar por meios digitais do que outros consumidores
A adoção de smartphones e uma infraestrutura de pagamentos digitais em rápido desenvolvimento colocam o Brasil em destaque em relação a economias de países mais desenvolvidos, principalmente em relação à forma e preferência dos consumidores para realizar suas pesquisas de preço e compras. O Índice Global de Compras Digitais - Edição Brasil, elaborado pela Cybersource (solução da Visa especializada em gerenciamento de pagamentos digitais), revela que a utilização de equipamentos móveis no País é ampla e se dá, principalmente, por parte dos jovens de alta renda.

De acordo com o estudo, o Brasil é o mercado que mais faz uso de dispositivos móveis para realização de compras on-line (20% mobile versus 10% computador), quando comparado com Reino Unido (17% versus 22%, respectivamente), Estados Unidos (16% versus 25%) e Austrália (13% versus 18%). A preferência por compras digitais e pelo celular continua a crescer, aumentando 33%, com um incremento de 36% especificamente para compras realizadas via mobile, desde o início da pandemia no País.

PERFIL DOS CONSUMIDORES
Houve ainda um declínio de 17% na proporção de consumidores brasileiros que preferem comprar em lojas físicas, muito por conta da comodidade que as compras on-line proporcionam. Essas mudanças foram observadas, principalmente, entre pessoas com idade média de 42 anos: 39% das que migraram para o digital eram de menor renda e 35% de alta renda.

No entanto, a pesquisa sugere que os mais jovens (até 37 anos) e com renda mais elevada estão liderando a adoção digital no País. Cerca de 50% dos jovens de alta renda realizaram suas últimas compras por meio de canais móveis ou on-line, uma participação quase duas vezes maior do que a de outros brasileiros. Além disso, 74% afirmaram que preferem esse ambiente para fazer compras.

"Com a análise do Índice, fica claro que o consumidor brasileiro tem preferência pelo ambiente virtual e pelo uso de smartphones para consultas e realização das suas compras diárias. Uma oportunidade significativa para o comércio varejista digital no Brasil impulsionar as vendas no mobile, criando conteúdo e design específicos, além de ofertas de meios de pagamento seguros a serem disponibilizados nos dispositivos móveis. Tudo para proporcionar uma experiência fluida e segura para o consumidor", disse o vice-presidente de Vendas e Soluções da Visa do Brasil, Fernando Pantaleão.

PAGAMENTO VIA MOBILE
Ainda de acordo com o levantamento, 48% dos brasileiros usam smartphones para consultar produtos antes de tomar qualquer decisão. Isso é quase o dobro da participação encontrada nos outros mercados (Reino Unido, EUA e Austrália), onde os consumidores são muito mais propensos a tomar suas decisões indo à loja.

Em relação às formas de pagamentos mais utilizadas em cada canal, o cartão de crédito é amplamente usado no e-commerce por 62% dos brasileiros, enquanto o débito on-line é usado por 14%. Já os pagamentos com carteiras digitais e card on file (cartões cadastrados em sites ou aplicativos) correspondem a 7% (contra 10% nos EUA) e 4% (contra 20% nos EUA), respectivamente. Quando às compras em lojas físicas, os meios eletrônicos de pagamento (cartões de crédito e débito) somam quase 55% da preferência dos consumidores, versus pouco mais de 31% de preferência por dinheiro.

SEGURANÇA EM COMPRAS ON-LINE
O novo padrão de autenticação 3DS 2.0 autentica o pagador em compras on-line, trazendo ainda mais segurança no processo de pagamento. A solução possibilita aos estabelecimentos comerciais on-line enviar até dez vezes mais dados sobre a transação para o emissor do cartão, o que gera mais confiança na hora de aprovar os pagamentos.

"A partir desse processo de autenticação, e por conta de outras soluções que temos implantado, tanto do lado do emissor, quanto dos e-commerces, as transações online tornam-se a cada dia mais seguras e rápidas, privilegiando a experiência do consumidor. Estamos apostando alto nessa evolução e lançando cada vez mais soluções desenvolvidas para melhorar a experiência do cliente", completa Pantaleão.

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