Victor Fernandes   |   05/07/2021 11:13
Atualizada em 05/07/2021 11:15

Governos e vacinação são essenciais para reaberturas, diz OMT

Vacinação e soluções digitais devem levar a um aumento na mobilidade internacional nas próximas semanas

Rovena Rosa/Agência Brasil
De acordo com a OMT, reabertura de fronteiras está diretamente relacionada ao ritmo de vacinação do país
De acordo com a OMT, reabertura de fronteiras está diretamente relacionada ao ritmo de vacinação do país
O avanço da vacinação global e o aumento da adoção de soluções digitais para viagens seguras devem levar a um aumento na mobilidade internacional nas próximas semanas e meses, indicam os dados mais recentes da Organização Mundial do Turismo (OMT).

De acordo com a mais recente edição do Travel Restrictions Report da agência especializada em Turismo das Nações Unidas, no dia 1º de junho, 29% de todos os destinos do mundo estavam com as fronteiras totalmente fechadas ao Turismo internacional. Destes, mais da metade está completamente fechada para turistas desde maio de 2020 ou mais, com a maioria pertencendo aos Pequenos Estados Insulares de Desenvolvimento da Ásia e do Pacífico. Em comparação, apenas três destinos (Albânia, Costa Rica, República Dominicana) estão totalmente abertos aos turistas, sem restrições agora.

MEDIDAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS E COOPERAÇÃO
Um em cada três (34%) destino global está parcialmente fechado e 36% solicitam um resultado negativo do teste para covid-19 na chegada, em alguns casos em combinação com uma exigência de quarentena. Os dados confirmam a tendência de os destinos adotarem abordagens mais diferenciadas e baseadas em evidências e riscos para as restrições de viagens, especialmente à luz da evolução da situação epidemiológica e do surgimento de novas variantes do vírus. Na verdade, 42% de todos os destinos introduziram restrições específicas para visitantes de destinos com variantes preocupantes que vão desde a suspensão de voos e encerramento de fronteiras à quarentena obrigatória.

Além disso, como a maioria dos destinos com as medidas mais rígidas tem algumas das taxas de vacinação mais baixas, os dados também indicam uma ligação entre a velocidade da vacinação e a flexibilização das restrições. Em comparação, os destinos que têm taxas de vacinação mais altas e onde os países são capazes de trabalhar juntos em regras e protocolos harmonizados, como aqueles que são empregados no espaço Schengen da União Europeia, estão em melhor posição para permitir que o Turismo volte lentamente. “Os governos são fundamentais para o reinício e recuperação do Turismo por meio da colaboração, uso de dados e soluções digitais”, disse o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

RITMOS DIFERENTES
As diferenças regionais com relação às restrições de viagem permanecem. 70% de todos os destinos na Ásia e no Pacífico estão completamente fechados, em comparação com apenas 13% na Europa, bem como 20% nas Américas, 19% na África e 31% no Oriente Médio.

Avaliando os requisitos atuais para passageiros vacinados, 17% de todos os destinos em todo o mundo mencionam especificamente passageiros vacinados em seus regulamentos. Na maioria dos casos, as restrições de viagem continuam a se aplicar aos passageiros totalmente vacinados (que receberam duas doses de uma vacina aprovada), embora em outros, todas as restrições sejam suspensas. A OMT espera que isso evolua significativamente nas próximas semanas.

O relatório indica que o reinício do Turismo global permanecerá devagar enquanto os governos continuarem a aconselhar cautela. Quatro dos dez principais mercados de origem continuam aconselhando seus cidadãos contra viagens não essenciais ao exterior (esses quatro geraram 25% de todas as chegadas internacionais em 2018).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Colaboração para o Portal PANROTAS

Victor Fernandes tem 6061 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!