Agosto é melhor mês de 2021 na geração de empregos no Turismo

|

Monitora Turismo
Agosto foi o melhor em termos de geração de empregos formais no Turismo brasileiro, em 2021, segundo levantamento do Monitora Turismo, coordenado por Mariana Aldrigui, professora da USP e presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP. Dados divulgados pelo Caged em 29 de setembro demonstram crescimento de 10,8% no número de vagas formais em relação a julho de 2021. "Sem dúvidas, trata-se de um efeito direto da vacinação e consequente flexibilização nas atividades, especialmente os eventos", analisa o Monitora Turismo.

Destinos com produtos de lazer consolidados têm melhor resultado do que aqueles com grande peso das viagens de negócios. Entretanto, capitais que sediam agências de viagens e operadoras de Turismo também percebem aquecimento na contratação em função do crescente aumento nas vendas para os próximos meses, com destaque para os feriados, final de ano e férias de 2022.

Para Mariana Aldrigui, responsável pelas análises, “as notícias são positivas, mas ainda há aspectos que precisam de atenção – primeiro, recuperar o volume de empregos pré-pandemia, pois o Brasil ainda tem déficit de quase 36 mil postos formais; em segundo lugar, registrar que a remuneração está pressionada, já que as empresas sofreram por mais de 15 meses com baixa ou nenhuma movimentação, e há o efeito da inflação sobre o poder de compra dos salários”.

Monitora Turismo
Monitora Turismo
Monitora Turismo é um painel desenvolvido pela pesquisadora Mariana Aldrigui, da USP, para acompanhar a movimentação do turismo no Brasil. Inicialmente, são utilizados os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil) e contempla 571 atividades, sendo 21 Diretas, 191 Compartilhadas, 142 Indiretas e 217 Aquecidas.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA