Rodrigo Vieira   |   01/02/2022 17:10

Apesar da crise, brasileiro segue querendo viajar em 2022

Estudo da Rede Globo mostra que o Turismo não sai do desejo de consumo da população


Reprodução
Sair com a família está nos planos de 39% destes potenciais viajantes
Sair com a família está nos planos de 39% destes potenciais viajantes

Mais um estudo mostra que o brasileiro tem viagens como uma das prioridades de consumo, a despeito da crise. A Plataforma Gente, da Rede Globo, mostra que desde o ano passado 43% das pessoas estão poupando para viajar no primeiro semestre de 2022. Dentre elas, a maioria (83%) tem o lazer como a principal motivação da viagem.

Sair com a família está nos planos de 39% destes potenciais viajantes. A praia é a preferência da maioria (30%), enquanto 26% buscam mix entre cidade e natureza e, 23%, as grandes cidades.

Nas viagens nacionais, os destinos mais citados são: São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Já nas viagens internacionais, as Américas do Sul, Norte e Central, além da Europa Ocidental estão entre as regiões mais desejadas.

O estudo Turismo Pós-Pandemia: O Que Esperar do Setor também ressalta que o Bleisure, combinação de viagem a trabalho e a lazer, é tendência, e 34% dos entrevistados pretendem ficar mais tempo no destino para aproveitar experiências locais no Brasil e 42% no Exterior.

Depois do verão, pico do desejo de consumo, as férias escolares de julho têm a preferência do brasileiro, com 25% dos entrevistados apontando para este mês.

COMUNIQUE-SE COM O POTENCIAL VIAJANTE
Considerando que 59% destas pessoas poupam para viajar nos próximos 12 meses, "manter uma comunicação constante com o público durante o planejamento da viagem pode ser decisivo na consideração da empresa a ser contratada", aconselha o estudo.


Reprodução/Plataforma Gente

MODAIS PREFERIDOS
Em viagens nacionais, aviões e veículos próprios empatam na preferência do brasileiro, com 39%, seguidos do ônibus, que tem 34%. No internacional, aviação tem 49%, ônibus 24% e carro alugado tem 22%.

MEIOS DE HOSPEDAGEM
Hotel e acomodação não paga (casa de amigos/familiares) são os principais tipos de hospedagem para os dois tipos de viagem apontados na pesquisa.

OS MAIS PROCURADOS NAS AGÊNCIAS
O estudo aponta que a maioria dos consumidores (53%) está buscando fechar suas viagens de maneira independente. Nas agências de viagens, eles buscam principalmente passagem aérea, hospedagem e seguro-viagem, sendo que seguro-viagem é fechado principalmente por quem pretende viajar para fora.

Veja o estudo completo clicando aqui.

Tópicos relacionados