Nathalia Ribeiro   |   01/02/2022 11:02   |   Atualizada em 01/02/2022 11:10

Restrições de viagem não impediram a disseminação da ômicron

Pesquisa mostra que as restrições de viagem na UE tiveram pouco impacto na disseminação da ômicron


Divulgação
Pesquisa mostra que as restrições de viagem na União Europeia tiveram pouco impacto na disseminação da ômicron
Pesquisa mostra que as restrições de viagem na União Europeia tiveram pouco impacto na disseminação da ômicron
A ACI Europe (Airports Council International) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) pedem aos governos europeus a suspensão das restrições de viagem para indivíduos totalmente vacinados que possuam um certificado de vacinação contra covid-19 – conforme recomendado pelo novo regime de viagens dentro da União Europeia que entra em vigor hoje (1). Este novo regime, estabelecido por uma Recomendação do Conselho da União Europeia adotada em 25 de janeiro, baseia-se no estado de saúde dos viajantes, e não na situação epidemiológica do seu país ou zona de origem.

Pesquisas realizadas na Finlândia e na Itália fornecem informações sobre o desenvolvimento de uma política em toda a Europa para remover restrições. A pesquisa divulgada hoje (1) confirma a validade da abordagem centrada no viajante, destacando a ineficiência das recentes restrições de viagem impostas pelos países europeus para mitigar os riscos à saúde pública e à sociedade representados pelo covid-19.

Novas análises produzidas pela Oxera e Edge Health revelam que os requisitos de teste antes da partida provavelmente serão ineficazes para interromper ou até mesmo limitar a disseminação da variante ômicron. A análise das restrições de teste impostas pela Itália e pela Finlândia em 16 de dezembro e 28 de dezembro de 2021, respectivamente, a todos os viajantes que chegam, não fez diferença na transmissão de casos da ômicron nesses países. Por outro lado, de acordo com o relatório, o impacto dessas restrições e, em particular, as limitações à livre circulação de pessoas, resultaram em dificuldades econômicas significativas e desnecessárias - não apenas para os setores de Viagens e Turismo e sua força de trabalho, mas para toda a economia europeia.

Ainda segundo o relatório, a manutenção dos requisitos de teste antes da partida para viajantes vacinados/recuperados não terá nenhum impacto na disseminação futura da variante ômicron na Itália e na Finlândia, por exemplo. A imposição dessas restrições mais cedo – ou seja, no mesmo dia em que a variante ômicron foi identificada como um problema pela OMS – não teria impedido sua disseminação nem a limitado significativamente em ambos os países, pois é inerente ao fato de que as variantes circulam muito antes do momento em que são identificadas, razão pela qual tanto a OMS quanto o ECDC geralmente consideram as restrições de viagem ineficazes.

“A pesquisa deixa claro que o inevitável atraso na identificação de novas variantes significa que a transmissão já ocorre pelo tempo que as restrições de viagem são impostas. É o caso clássico de fechar a porta do estábulo depois que o cavalo fugiu. Manter os testes para passageiros vacinados, portanto, parece completamente ineficaz do ponto de vista da saúde, mas prejudica a confiança dos passageiros e as economias nacionais. Esta pesquisa mais recente deve dar confiança aos governos para implementar integralmente a recomendação da União Europeia, permitindo que a Europa volte a se mover”, disse o vice-diretor geral da Iata, Conrad Clifford.

Com o novo regime de viagens e os dados divulgados, a ACI Europe e a Iata aconselham os países que continuam a desviar-se do quadro comum da União Europeia a alinharem-se rapidamente com ele. Especificamente, as entidades apelam aos governos da Áustria, Chipre, República Checa, Lituânia e Malta para que resolvam esta questão com urgência e abandonem restrições prejudiciais.

“O novo regime para viagens intra-União Europeia está certo em se concentrar em uma 'abordagem baseada na pessoa' e reconhecer que viajantes vacinados e recuperados não devem ser submetidos a nenhuma restrição. Mas ter regimes comuns da União Europeia até agora não impediu os Estados de seguirem seu próprio caminho. Isso deve parar. Agora temos mais provas – as restrições de viagem têm um efeito significativo – mas não é na saúde pública, é na estabilidade econômica e nos meios de subsistência. Resumindo: eles estão causando mais mal do que bem”, conclui o diretor geral da ACI Europe, Olivier Jankovec.

Tópicos relacionados