Nathalia Ribeiro   |   21/03/2022 08:01

Viagens e eventos dominam o desejo dos brasileiros para 2022

Estudo revelou que eventos e viagens figuram o 1º lugar nos planos dos brasileiros para 2022


Divulgação/Hibou
Estudo revelou que eventos e viagens figuram o 1º lugar nos planos dos brasileiros para 2022
Estudo revelou que eventos e viagens figuram o 1º lugar nos planos dos brasileiros para 2022
Um estudo público, realizado pela Orbit Data Science, uma startup focada em pesquisas qualitativas nas redes, analisou 3.304 tuítes sobre os desejos e planos para esse o ano de 2022. Na pesquisa, que englobou o período de 1º de outubro a 14 de novembro, foram analisadas publicações que mencionam os termos “Em 2022 eu vou”, “Em 2022 eu quero”, ou “ano que vem eu vou” e “ano que vem eu quero”.

Frequentar eventos é a principal vontade comentada, ocupando 30,2% das opiniões. Nesta categoria entram shows (23,1%), eventos esportivos (18,7%), festas populares como carnaval (17,4%) e festivais de música (10,7%). Segundo a empresa, estes resultados estão relacionados com o abrandamento da pandemia, e há um forte desejo e emoção que os shows, tanto nacionais como internacionais, aparecem nos diversos comentários.

Viajar é a segunda vontade mais expressada no estudo, representando 53,1% da categoria sobre hábitos. A Orbit aponta que a opinião é expressiva, e denota uma vontade de conhecer novos lugares, reencontrar amigos e vivenciar outros contextos.

A escalada de novos casos da variante ômicron, registrada logo após o fim do período estudado, pode ter impactado esses possíveis planos e os resultados recém obtidos. Assim, a pesquisa também buscou dados adicionais para ponderar o tamanho desse impacto em seus resultados.

Segundo um dos sócios da Orbit Data Science, Fernando Hargreaves, foi interessante notar o efeito da vacinação nas expectativas para o ano que vem. "Os principais desejos estão relacionados a planos que só são possíveis devido à flexibilização das medidas restritivas. Quando comparamos esses desejos aos expressos em nosso estudo anterior, sobre expectativas pós-vacinação, vemos que muitos deles já foram realizados. Em 2022 espera-se realizar os que ainda estão pendentes", avalia Hargreaves.

Dentro da categoria de comportamento, o desejo de “extravasar” chama a atenção, marcando 2,9% do total. É um percentual representativo, de uma vontade que também está relacionada ao estresse gerado pela quarentena prolongada, em que muitas relações sociais e de lazer foram contidas.

“O estudo aponta que, uma vez neutralizada a variante ômicron, o Brasil tem tudo para se tornar o País dos grandes eventos em 2022. A vontade dos brasileiros em voltar a frequentar grandes eventos musicais e esportivos é substancial, expressada em mais de 30% das expectativas identificadas no estudo”, aponta o CEO da Orbit Data Science, Caio Simi.

De acordo com a startup, o Twitter foi escolhido como fonte da pesquisa por ser a principal rede social que apresenta comentários espontâneos, não necessariamente relacionados à publicação de notícias ou outros posts, de modo a tentar mitigar o viés de assuntos publicados na grande mídia no resultado do estudo.

Confira o gráfico com as principais categorias




Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Nathalia Ribeiro

Nathalia Ribeiro tem 1032 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS