Da Redação   |   09/11/2022 09:47
Atualizada em 09/11/2022 10:32

CNC lança na Rio Innovation Week boletim mensal com dados do Turismo

O relatório Panorama do Turismo, da CNC, vai reunir informações econômicas do Turismo

Por Carla Lencastre, especial para a PANROTAS

A Rio Innovation Week (RIW) começou terça-feira (8) no Pier Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, com a expectativa de receber até 80 mil pessoas ao longo de quatro dias. A segunda edição do evento tem áreas dedicadas a diversos setores da economia. No primeiro dia da feira, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) lançou na TurisTech Zone, amplo espaço dedicado ao setor, um boletim mensal de dados econômicos do Turismo no Brasil.

PANROTAS / Marluce Balbino
A Rio Innovation Week (RIW) começou ontem (8), no Pier Mauá, com a expectativa de receber até 80 mil pessoas ao longo de quatro dias
A Rio Innovation Week (RIW) começou ontem (8), no Pier Mauá, com a expectativa de receber até 80 mil pessoas ao longo de quatro dias
O relatório Panorama do Turismo reúne informações sobre emprego, empresas, inflação, receitas. Foi desenvolvido pela Divisão de Economia e Inovação da CNC em parceria com o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur). Ao final do primeiro dia da feira, o novo boletim foi apresentado ao público por Guilherme Mercês, diretor de Economia e Inovação da CNC, e Fabio Bentes, também economista da CNC, e já está disponível on-line.

DADOS DO BOLETIM
Em agosto de 2022, o Turismo brasileiro teve receita de R$ 34,26 bilhões. É o maior volume já registrado no mês desde 2016. Quando o recorte é em número de empregos, o relatório aponta que foram criados 23,3 mil postos de trabalhos formais no segmento de viagens em agosto de 2022. O saldo mensal no setor é positivo desde maio do ano passado. Para o último quadrimestre no ano, a previsão da CNC é otimista: há expectativa de abertura de mais de 158,6 mil vagas. Se a projeção se confirmar, até o final do ano o setor terá conseguido repor os postos de trabalho eliminados durante o período mais intenso da pandemia.

PANROTAS / Marluce Balbino
Guilherme Mercês, diretor de Economia e Inovação da CNC
Guilherme Mercês, diretor de Economia e Inovação da CNC
"Turismo foi setor que mais sentiu a pandemia. E não só o de lazer, como o de negócios", lembrou Guilherme Mercês. "Como é que o turismo se reinventa nesta nova fase em que inovação é fundamental? Para isso a CNC está presente na Rio Innovation Week. Precisamos acompanhar o desempenho do Turismo para atuar como setor privado, mas também para participar da articulação pública. Temos que estar sempre prontos para discutir as grandes questões. Por isso, estamos entregando este novo boletim mensal, um produto que traz informação e inteligência de dados, e o setor conta com a capacidade de articulação da CNC", completou.

"É uma honra lançar este produto na Rio Innovation Week justamente neste momento especial em que o turismo virou o jogo", acrescentou Fabio Bentes. "Acreditamos que neste mês de novembro finalmente vamos voltar ao número de postos de trabalho de antes da pandemia. O turismo internacional ainda não chegou ao nível pré-pandemia, mas já temos um retrato muito diferente. A alta temporada vai consolidar a recuperação do setor no Brasil", concluiu.

PANROTAS / Marluce Balbino
Fabio Bentes,economista da CNC
Fabio Bentes,economista da CNC
O EVENTO
Mais cedo, a abertura oficial da Rio Innovation Week reuniu representantes do setor privado e autoridades federais, estaduais e municipais em um antigo armazém do Porto do Rio lotado na terça-feira chuvosa. José Roberto Tadros, presidente da CNC, destacou a importância de participar de um evento dedicado à inovação e à transformação digital: "É um caminho que estamos percorrendo já há algum tempo, como uma das respostas à rápida mudança de cenário que experimentamos, principalmente com a crise provocada pela pandemia de covid-19", disse.

Ainda segundo Tadros, com o distanciamento social, foi a tecnologia salvou diversas atividades. "E a transformação digital nas empresas deixou de ser opção para se tornar questão de sobrevivência. A CNC percebeu isso de forma muito clara. Estamos trabalhando no desenvolvimento de uma cultura que tenha a inovação como um dos seus valores. A Rio Innovation Week é uma ótima oportunidade de conexão e aprendizado".

Antonio Florencio de Queiroz, presidente da Fecomércio RJ, destacou a importância da tecnologia na educação, não como mais um recurso, e sim como fundamental na formação: "É importante ultrapassar a barreira da exclusão digital. Quem sabe desta Rio Innovation Week brotarão inovações formidáveis que se traduzam em esperança para a inclusão digital", sustentou.

Em sua segunda edição, a Rio Innovation Week, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da América Latina, vai até o dia 11. A feira ocupa cerca de 50 mil metros quadrados ao longo de um quilômetro de extensão na Zona Portuária carioca, às margens da Baía de Guanabara. A RIW reúne em torno de duas mil startups e incubadoras de negócios e mais de 250 expositores. Ao longo de quatro dias, serão cerca de 700 palestrantes nos painéis das mais de 30 diferentes áreas do evento.

A Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio estão entre os participantes da RIW, com estandes próprios na TurisTech Zone. Na área de mais de 4 mil metos quadrados, serão realizados mais de 50 painéis com grandes players do setor.

Tópicos relacionados