Victor Fernandes   |   01/12/2022 12:14
Atualizada em 01/12/2022 12:19

Brasileiros vão gastar 30% mais com viagens no final de ano

Pesquisa aponta que orçamentos de viagens de 2022 no País aumentaram 30% em comparação ao ano passado

Divulgação/Delta Air Lines
Pesquisa aponta que orçamentos de viagens de 2022 no País aumentaram 30% em comparação ao ano passado
Pesquisa aponta que orçamentos de viagens de 2022 no País aumentaram 30% em comparação ao ano passado
De acordo com o relatório anual global de compras e viagens de fim de ano divulgado pelo Institute for Business Value (IBV) da IBM, muitos consumidores globais estão prontos para comemorar o período novamente e comprar mais cedo do que nos anos anteriores. No entanto, como um conjunto mais amplo de questões econômicas e políticas assumiu o centro do palco no ano passado, novos riscos e incertezas também pairam sobre os planos. O IBV entrevistou mais de 12 mil adultos em nove países, inclusive no Brasil.

O estudo mostra que os orçamentos de compras dos brasileiros em 2022 aumentaram 21% em comparação ao ano passado, enquanto a média global ficou em 8% - de acordo com a previsão econômica da empresa Bain. As compras de fim de ano, inclusive, começaram mais cedo, e 40% dos consumidores brasileiros já iniciaram no final do mês passado – quase o dobro dos consumidores (19%) que pensaram comprar com antecedência em 2021, com os orçamentos de viagens no País tendo um incremento de 30%.

Por outro lado, fatores como inflação e aumentos de preços fizeram com que as preocupações econômicas fossem destaque nesta temporada de festas. No Brasil, 53% dos entrevistados estarão menos preocupados com a pandemia nesta temporada comparado ao ano passado e 64% estarão mais preocupados com a economia.

“O estudo aponta para diversas evoluções importantes de demanda em comparação a 2021 e confirma o entendimento do mercado em outras, como a importância da loja e do compromisso com sustentabilidade. Resultados que provam a necessidade do uso de dados em tempo real, da criação de operações muito mais autônomas e processos automatizados, da integração da cadeia estendida de Supply Chain, e da sensorização das operações e das variações de demanda. Nesse contexto, tecnologias disruptivas como IA e nuvem híbrida são capazes de colocar as empresas em outro patamar de competitividade, criando ferramentas para decisões autônomas em tempo real, resolvendo situações de forma ágil, mantendo a rentabilidade apesar do aumento em complexidade”, explicou Carlos Capps, líder das indústrias de Varejo, Consumo, Saúde e Agricultura da IBM Consulting para América Latina.

INSIGHTS DO BRASIL

  • À medida que os casos de Covid-19 diminuem, os consumidores no Brasil priorizarão um pouco mais as compras em lojas físicas (46%) e compras híbridas (23%) nesta temporada.
  • Marcas e varejistas precisam estar cientes de que se os consumidores no Brasil forem forçados a reduzir seu orçamento de compras de fim de ano, mais de 65% cortarão as categorias não essenciais, incluindo vestuário, calçados, joias e acessórios.
  • Devido às expectativas de interrupção da cadeia de suprimentos e aumentos de preços, 64% dos consumidores no Brasil estão fazendo pré-encomendas nesta temporada de festas para obter produtos no prazo e com preços garantidos.
  • No Brasil, se os bens não estiverem disponíveis devido a problemas na cadeia de suprimentos, 39% dos consumidores dizem que gastarão menos, mas 33% gastarão mais se puderem encontrar substitutos facilmente. Outro ponto: se os preços da gasolina caírem, 36% dos consumidores farão mais compras nas lojas, enquanto a demanda média por viagens aumentaria 5%.
  • 59% dos consumidores pesquisados no Brasil dizem que estarão mais preocupados com a sustentabilidade nesta próxima temporada de festas do que no ano passado.

ESTRATÉGIAS PARA NEGÓCIOS

Neste contexto de compras e viagens em plena ascensão no País, a IBM elencou quatro recomendações para que as empresas aproveitem o momento usando também tecnologias disruptivas nos negócios. Confira abaixo.

  • Personalize e diferencie produtos e serviços para atingir os clientes certos: À medida que os consumidores procuram novos recursos e ofertas de empresas de viagens e varejistas, é preciso transformar dados em insights rapidamente e executar suas estratégias com precisão para fechar mais vendas nesta temporada de festas.
  • Recompense e incentive os clientes a fidelizar a marca: Aproveitando os programas de descontos e outras estratégias de programas de fidelidade, as empresas dos setores de viagens e varejo podem atrair e engajar clientes novos e existentes, especialmente nos segmentos de produtos não essenciais e de luxo.
  • Sustentabilidade com IA: Empresas que identificam consumidores orientados por propósitos e fornecem maneiras viáveis para eles se conectarem em apoio à sustentabilidade serão capazes de conquistar a fidelidade do consumidor. Ele podem, por exemplo, usar os clientes atuais com opções de compras sustentáveis usando dados coletados da IA para combinar suas preferências com a disponibilidade de qualquer produto por local, diferentes opções de transporte para entrega e muito mais.
  • Planejamento para o inesperado: Em meio às incertezas econômicas, as empresas precisam fazer planos de contingência para aproveitar novas oportunidades de mercado. Ao criar recursos para permitir flexibilidade e aumentar a visibilidade do inventário, isso ajudará as empresas a criar maneiras de realocar produtos e serviços para responder a interrupções e mudanças. A IA e a automação incorporadas aos fluxos de trabalho da cadeia de suprimentos podem permitir que as empresas sejam mais rápidas, flexíveis e otimizadas para custos e sustentabilidade. As companhias podem criar rastreabilidade em tempo real em toda a cadeia de suprimentos para uma visão única combinada com tomada de decisão com IA para entender, priorizar e resolver problemas críticos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS