Karina Cedeño   |   26/10/2023 17:50
Atualizada em 26/10/2023 18:04

Estudo revela os novos perfis de viajantes na América Latina; confira

Estudo da agência Another revela a busca pela individualidade e autenticidade nas viagens


Divulgação
Em 2022, 86,3% do Turismo na América Latina foi doméstico, impulsionado por destinos de baixo custo e belezas naturais e culturais
Em 2022, 86,3% do Turismo na América Latina foi doméstico, impulsionado por destinos de baixo custo e belezas naturais e culturais

O impacto global da pandemia de covid-19 no Turismo foi profundo, com perdas econômicas significativas e recuperação lenta. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), entre 2019 e 2022, foram registradas perdas de US$ 2,6 bilhões devido a restrições de viagens.

Embora o Turismo internacional tenha começado a se recuperar, ele ainda está 34% abaixo dos níveis pré-pandêmicos. Essa nova realidade colocou o setor diante de um desafio sem precedentes, mas também criou oportunidades para explorar perfis de viajantes emergentes e uma democratização do Turismo. Mariana Carreón, diretora de Pesquisa e Estratégia Cultural da agência Another, destaca os desafios do mercado com este setor e quais mudanças no comportamento do consumidor precisam ser observadas de perto.

O perfil do Turismo na América Latina

O estudo "Atualizando o cartão de embarque" da Another destaca como o Turismo na América Latina evoluiu para se tornar mais acessível e alinhado com um estilo de vida digital. Fatores como o acesso a informações em tempo real, acomodações alternativas, opções de transporte mais acessíveis e uma mudança nas preferências dos turistas em relação a experiências, em vez de bens materiais, democratizaram o Turismo na região.

Em 2022, 86,3% do Turismo na América Latina foi doméstico, impulsionado por destinos de baixo custo e belezas naturais e culturais. Essas viagens regionais se traduzem em 84% de gastos com lazer e os 16% restantes com trabalho. Os investimentos em Turismo se concentram em transporte, alimentação, acomodação, compras, atividades e mais.

De acordo com a análise de outra equipe, o Turismo está passando por uma reconfiguração e reestruturação. "Depois de uma pausa (forçada) em relação às viagens, podemos observar uma reestruturação global latente e um desejo de explorar como nunca antes. As pessoas estão dispostas a investir em experiências de viagem que transcendam o comum, especialmente aquelas que atendam às suas aspirações atuais como viajantes, gerando um desejo de descobrir e planejar entretenimento, cultura, diversão, cura emocional e aventuras inesquecíveis", destaca a especialista.

Veja quais são os perfis de viajantes na América Latina na era pós-covid, segundo o estudo da Another:

  • Viajante experiencial - Busca experiências únicas e autênticas em destinos não convencionais. Esse viajante se preocupa em apoiar as comunidades locais e mergulhar na cultura local;
  • Viajante sem culpa - Valoriza o relaxamento e a desconexão. Gosta de paz e tranquilidade e de não ter uma agenda lotada. Busca destinos paradisíacos e experiências gastronômicas de luxo;
  • Viajante zen - Busca experiências de viagem profundas para crescimento pessoal. Combina o bem-estar físico e mental, participando de retiros de ioga, meditação e explorando as culturas locais;
  • Nômade digital - Trabalha remotamente enquanto explora o mundo. Busca conexões humanas significativas nos lugares que visita e se interessa pela cultura local;
  • Set Jetters - Inspira-se nas tendências culturais e no entretenimento da mídia. Procura recriar na vida real o que vê na tela e compartilhar suas experiências nas mídias sociais.


Esses novos perfis de viajantes representam uma diversidade de necessidades e preferências. Para atender a essas demandas em constante mudança, os profissionais de marketing e o setor de Turismo devem se adaptar a essas tendências emergentes. A chave para construir relacionamentos sólidos e garantir a satisfação desses viajantes é adaptar-se às suas expectativas e desejos exclusivos.

"O Turismo na América Latina e em todo o mundo enfrenta um cenário empolgante e desafiador. Os viajantes não estão mais satisfeitos com experiências padronizadas; eles buscam individualidade e autenticidade em suas viagens. Diante desse contexto, o setor de Turismo deve evoluir para atender a essas demandas e garantir um futuro próspero", diz o estudo.

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