Filip Calixto   |   27/10/2023 10:12
Atualizada em 27/10/2023 10:15

Viajar no fim do ano é prioridade para 5 em cada 10 brasileiros

Pesquisa mensal mostra que planos de viagens superam desejo de organização das contas


Unsplash/Artem Beliaikin
Relatório mostra ainda que interesse em viagens faz buscas por passagens aéreas saltarem no Google
Relatório mostra ainda que interesse em viagens faz buscas por passagens aéreas saltarem no Google

Desde junho deste ano, a fintech FinanZero tem realizado pesquisas mensais, questionando entrevistados de todas as regiões do País sobre suas principais prioridades financeiras. De maneira consistente, as respostas revelam uma tendência clara: o desejo de viajar.

No mês de setembro, mais de 50% dos 500 entrevistados de Norte a Sul do Brasil (54%) expressaram o anseio por realizar uma viagem até o final do ano. Esse número representa um aumento de três pontos percentuais em relação ao mês de agosto, quando 51% dos entrevistados apontaram as viagens como sua prioridade financeira iminente.

É importante ressaltar que, até maio deste ano, a maioria dos entrevistados mensalmente pela fintech indicava como objetivo principal a organização de suas finanças pessoais. Nesse período, apenas 40% mencionaram as viagens como prioridade, enquanto 41% tinham planos de trocar de carro.

No último mês, contudo, a ideia de organizar o orçamento ainda foi mencionada por 43% dos entrevistados, mas ficou mais de dez pontos percentuais atrás da preferência pelas viagens. Além disso, outros desejos financeiros também se destacaram, como a compra ou renovação do imóvel, mencionada por 34% dos entrevistados, e a aquisição ou troca do automóvel, que foi citada por 33% deles.

Esses resultados indicam uma mudança significativa nas preferências financeiras dos brasileiros, que agora estão voltando seus olhos para experiências de viagem, refletindo uma recuperação do setor de turismo e uma possível transformação nas prioridades econômicas em meio a um cenário em constante evolução.

Gráfico mostra a evolução do interesse de brasileiros em viajar
Gráfico mostra a evolução do interesse de brasileiros em viajar

Para o diretor de operações e produtos da FinanZero, Rodrigo Cezaretto, os números podem servir como um termômetro do comportamento ao redor do país, sugerindo que as pessoas estão mais propensas a investir em novas experiências do que se voltar a investimentos de longo prazo ou à compra de bens materiais.

"O desejo de viagens percebido nesse período se relaciona com a chegada das férias de verão. É interessante perceber que o desejo da viagem é colocado à frente das compras de bens materiais", pondera o diretor.

"As alterações dos objetivos financeiros, mostradas na nossa pesquisa, revelam que as tendências de consumo podem se manter, mesmo com um contexto econômico desafiador para a maioria da população brasileira".

Rodrigo Cazaretto

Cezaretto entende, nesse sentido, que os dados são positivos e evidenciam a retomada recente do setor de turismo nacional. Os números otimistas, a seu ver, apontariam para um crescimento expressivo da demanda a partir do fim do ano, tanto para quem atua no cenário brasileiro quanto no exterior.

Saltam as buscas no Google por pacotes promocionais

Se viajar é o objetivo principal dos brasileiros, em boa parte dos casos, ele também é acompanhado pela constante preocupação com as contas e a própria economia.

Em outro estudo recente conduzido pela FinanZero, dessa vez a partir das buscas no Google durante 2023, o aumento mais significativo das pesquisas relacionadas a viagens girou em torno do termo "passagens aéreas baratas". Para se ter uma ideia, somente entre abril e setembro deste ano, o salto foi de 122%.

Outra palavra-chave relacionada, "comprar passagem aérea barata", subiu 52,6% no mesmo período, assim como "pacote de viagem em promoção", com alta de 47,7% – o que evidencia a atenção dos futuros viajantes com a contenção de seus gastos.

"De um lado, é importante enfatizar que o boom de tais pesquisas reflete diretamente nosso cenário econômico desafiador, pois evidencia como, para boa parte da população, viajar em meio à alta inflação só vem sendo viável graças a eventuais descontos e preços promocionais", destaca Cezaretto. "De outro, também é possível relacionar a busca por passagens acessíveis à força das plataformas comparadoras de serviços, que têm cada vez mais ampliado o poder de escolha dos consumidores – seja na contratação de um ticket aéreo, pacote de viagens ou, no nosso caso, empréstimo pessoal", completa.

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