Movida

Beatriz Contelli   |   26/01/2024 11:52   |   Atualizada em 26/01/2024 14:10

Turismo segue aquecido mesmo com queda do e-commerce em dezembro

Contrário à retração, setor teve avanço de 6,1%, puxado pela demanda das férias de verão


Unsplash/Rupixen
Boa parte do tráfego do e-commerce transforma-se em vendas
Boa parte do tráfego do e-commerce transforma-se em vendas

A Conversion, por meio do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, divulgou que, apesar do ápice de visitas em novembro - por conta da Black Friday -, a queda esperada nos dados de dezembro, de 8,6%, não foi suficiente para desaquecer o tráfego nas plataformas de e-commerce. No último mês de 2023, foram registrados 2,57 bilhões de acessos.

Diego Ivo, CEO da Conversion, observa que dezembro ainda é marcado pela demanda aquecida das compras de fim de ano. “A Black Friday é a principal data do comércio brasileiro e, depois dela, é natural que haja uma queda”, explica. “Por outro lado, muita gente segue procurando presentes para as datas de fim de ano, o que não faz o tráfego cair tão drasticamente. De alguma forma, as plataformas permanecem sendo demandadas”, completa.

Turismo segue crescendo

Em direção contrária à retração, o setor de Turismo teve avanço de 6,1% em dezembro, já puxado pela demanda das férias de verão. A tendência, inclusive, é que esses números permaneçam em alta pelo menos até março.

Entre os sites de e-commerce de Turismo que mais tiveram acessos, destacam-se:

  1. Booking
  2. Azul Linhas Aéreas
  3. Airbnb
  4. ClickBus
  5. TripAdvisor
  6. Latam Airlines
  7. Gol Linhas Aéreas
  8. Decolar
  9. Quero Passagem
  10. Localiza


Conversion

Ivo nota que 2023 foi bastante positivo para o e-commerce brasileiro, que registrou uma média de 2,5 bilhões de visitas únicas por mês. “O mais relevante é que boa parte desse tráfego se transforma em vendas, robustecendo o e-commerce como um todo. Hoje, não como não pensar em não ter produtos do comércio ou dos serviços fora do on-line. Com mais gente na rede, também aumenta o volume de clientes. É um ciclo produtivo”, finaliza.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias