Karina Cedeño   |   08/02/2024 17:52
Atualizada em 08/02/2024 18:55

Turismo é top 3 no desempenho de franchising em 2023

CVC e Localiza estão entre 50 maiores franquias do Brasil, aponta ABF


Divulgação/CVC
CVC aparece em 16º lugar no ranking da Associação Brasileira de Franquias (ABF)
CVC aparece em 16º lugar no ranking da Associação Brasileira de Franquias (ABF)

O Turismo foi o terceiro segmento com o melhor desempenho dentro do mercado de franchising em 2023, de acordo com balanço do ano realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgado hoje (8). O faturamento do setor cresceu 16,4% no ano passado, na comparação com 2022, ficando atrás apenas dos segmentos de Alimentação (+17,9%) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (+17,5%).

“Todos os recortes de segmentos cresceram em patamares significativos em 2023. No que se refere ao segmento de Hotelaria e Turismo, vemos o surgimento de formatos diferentes de operação, como redes de franquias que se estabelecem em áreas de poder aquisitivo mais baixo, o oferecimento de viagens com pagamento parcelado e redes operando por meio de microfranquias. Também vemos grupos como CVC e Flytour recuperando o desempenho em 2023"

Tom Moreira Leite, presidente da ABF

CVC Corp pretende dobrar abertura de franquias em 2024

O CEO da CVC Corp, Fabio Goginho, contou ao Portal PANROTAS no mês passado que a empresa pretende dobrar seu antigo recorde de abertura de franquias no período de um ano. A abertura de lojas pelo Brasil deve prevalecer em cidades de interior, sendo um dos principais focos do executivo neste ano. As novas lojas devem chegar principalmente em cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos, locais com mais de 15 mil habitantes, onde o PIB cresce e população também.

"O caminho que a CVC busca esse ano são as lojas. Principalmente em cidades do interior, por meio da captação de leads físicos e digitais, mesclando atendimento físico e digital. A nossa jornada fígital, que combina o melhor dos dois mundos, com leads e atendimento no WhatsApp, é o que nos dá confiança para alcançar esse objetivo. No ano passado, 50% das vendas das lojas CVC foram realizadas por meio do fígital. Se há 20 anos usávamos fax, telex, carbono e especialistas, hoje usamos Google, WhatsApp e especialistas", destacou Godinho na ocasião.


Recuperação do segmento de franquias

Durante apresentação do estudo da ABF, o presidente da associação destacou o poder de recuperação - e superação - do segmento de Hotelaria e Turismo no Brasil. “No dia a dia, conseguimos notar uma grande recuperação deste segmento, seja em viagens domésticas ou no setor de eventos, e isso tudo reflete no crescimento do franchising”, pontua Moreira Leite.

O presidente da ABF também destaca o menor endividamento dos franqueados, considerando que os créditos tomados em 2020 e 2021 já foram pagos. "O franqueado sai do modo sobrevivência e entra em 2023 com transformação e crescimento. Isso resulta em uma estimativa otimista para 2024".

Reprodução/ABF


Reprodução/ABF


Reprodução/ABF


Qual é o cenário para as franquias de Turismo em 2024?

De acordo com o presidente da ABF, neste ano as franquias no Turismo devem seguir com a mesma pujança vista em 2023. “No caso de Hotelaria e Turismo, vemos dois efeitos impulsionando o crescimento: a demanda reprimida e um crescimento muito grande no Turismo doméstico acontecendo por vários motivos, como o próprio câmbio, que é diferente de outros anos, e isso fortalece a busca pelo doméstico, tendência que deve se seguir ao longo de 2024”, destaca o presidente da ABF.

“A força desses segmentos se manterá a médio e longo prazo. Um exemplo são os eventos realizados em hotéis: se as reservas não forem feitas com antecedência, não haverá mais lugar. Os hotéis estão todos lotados”, complementa o secretrário do Conselho ABF, Juarez Leão.

CVC e Localiza entre as 50 maiores franquias de 2023

A CVC e a Localiza aparecem no ranking das 50 maiores franquias do Brasil divulgado pela ABF, sendo a CVC em 16º lugar, com 1.038 operações em 2023, e a Localiza em e 31º, com 608 operações. Confira no ranking abaixo:

Reprodução/ABF


Reprodução/ABF


Reprodução/ABF
Reprodução/ABF


Reprodução/ABF

Quando se fala nas 50 maiores franquias do Brasil, o segmento de Hotelaria e Turismo tem uma representatividade de 2%, enquanto no cenário das 20 maiores microfranquias do País, a representatividade é de 5%.

Reprodução/ABF

Resultados acima das expectativas no franchising

  • Em 2023 o faturamento do franchising no Brasil foi de R$ 240,6 bilhões, alta de 13,8% em relação a 2022.
  • No quarto trimestre do ano passado, o faturamento foi de R$ 72,8 bilhões, alta de 14,2% em relação ao mesmo período de 2022. Os números de faturamento e crescimento as projeções que haviam sido feitas, como se pode ver na imagem abaixo.
Reprodução/ABf
Reprodução/ABF


Recuperação no pós-pandemia

"O crescimento acima do esperado mostra a resiliência do setor e a recuperação ascendente no pós-pandemia. O setor sofre com as crises e mesmo com elas se recupera muito rápido. O número do varejo no geral não é tão bom, mas o desempenho no quarto trimestre foi uma surpresa extremamente positiva, mostrando que podemos esperar um cenário bom para 2024”, destaca o conselheiro de Administração na ABF, Juarez Leão.

"Hoje vemos muito mais franquias dentro de grandes lojas e espaços nos quais antes elas não estavam. E vale destacar que o uso de tecnologia impulsiona o crescimento do franchising no Brasil", complementa a vice-presidente da ABF, Adriana Auriemo.

Ainda de acordo com o levantamento da ABF, cada vez mais marcas adotam o franchising como estratégia de expansão. No ano passado, foram 3.311 marcas, número 7,6% superior ao registrado em 2022, que foi de 3.077. Além disso, o setor segue em desenvolvimento, com saldo positivo entre a abertura e o fechamento de operações. Em 2023, o número de novas operações cresceu 17,3%. A geração de empregos no setor de franchising no Brasil teve alta de 7,1% em 2023, no comparado com o ano anterior.

Franquias se preocupam com melhoria no desempenho

“Observamos, também, que antes o foco das franquias estava só na expansão, e hoje vemos uma preocupação com a melhoria de desempenho. Parte do incremento de faturamento é reflexo dessa mudança. Quando se fala em melhoria da performance, nos referimos a treinamentos, planejamento estratégico e outras questões que a ABF incentiva bastante", conclui o presidente da ABF.

Tópicos relacionados