Bruno Hazov   |   19/03/2024 17:02
Atualizada em 19/03/2024 17:03

Entenda os hábitos de consumo das diferentes gerações

Envelhecimento da população modifica os hábitos de consumo das famílias, aponta Kantar


Indivíduos abaixo dos 34 anos possuem maior preocupação com itens de cuidado pessoal e priorizam produtos mais econômicos. Os acima dos 65 anos priorizam o consumo de alimentos e bebidas e têm preferência por produtos premium
Indivíduos abaixo dos 34 anos possuem maior preocupação com itens de cuidado pessoal e priorizam produtos mais econômicos. Os acima dos 65 anos priorizam o consumo de alimentos e bebidas e têm preferência por produtos premium

Nesta terça-feira (19) a Kantar Worldpanel Latam realizou um webinar sobre as formas como cada diferente geração encara o consumo e o rápido envelhecimento da população. O foco do encontro foi a relação de cada faixa etária com o mercado e, principalmente, com bens de consumo de rápido movimento (ou FMCG, do inglês).

Marcela Botana, diretora de Desenvolvimento de Mercado da Kantar na América Latina, falou sobre as recentes mudanças no hábito de consumo, que hoje vive sua melhor performance de volume, principalmente no mercado brasileiro. De maneira geral, a queda da inflação em toda a América Latina nos últimos anos vem contribuindo para o aumento no consumo de todas as faixas etárias.

"Olhando para além do horizonte próximo de 2024, a evolução contínua da demografia do consumidor é uma força importante que molda o futuro das tendências do consumo rápido de bens embalados. Para 2024, acreditamos que o consumo deve crescer por volta de 5% em toda a América Latina"


Marcela Botana, diretora de desenvolvimento de mercado da América Latina para a Kantar

Para embasar as tendências de consumo de cada faixa etária, foi apresentado um estudo que mostra que: de 1950 até 2024, a expectativa de vida aumentou de 48 para 76 anos, enquanto que a taxa de fertilidade baixou de 5,8 para 1,8. Além do aumento da expectativa de vida, o número de filhos dos casais baixou significativamente, o que faz com que a população acima dos 65 anos seja a maior da história.

As análises também indicam que o número de residências aumentou duas vezes mais rapidamente do que o número de pessoas, o que também afeta a relação dos indivíduos com o consumo:

  • Os millennials (nascidos entre 1981 a 1995) comandam residências com renda mais baixa.
  • Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1964) possuem famílias maiores e renda mais elevada.
  • Apesar das diferenças de renda, esses dois grupos são os que menos gastam com bens de consumo de rápido movimento.

Hábitos de compra por geração

Ainda segundo o estudo da Kantar:

  • hábitos de compra das gerações abaixo dos 34 anos (Millennials e geração Z) envolve adquirir mais produtos de uma só vez - com o intuito de ganhar mais tempo - e se resume em uma média de 3,5 compras por semana, a menor frequência observada entre todos os grupos de idade. Esses consumidores também são preocupados em comprar de canais mais próximos quando têm oportunidade, sendo que 27% deles utiliza a internet para compras de bens FMCG, priorizando sempre os itens mais econômicos.
  • Já os hábitos dos indivíduos de 65 anos ou mais (baby boomers) é totalmente diferente, pois não dão prioridade para os produtos de consumo de rápido movimento e priorizam apenas comidas e bebidas e os cuidados com a casa. Apesar de possuírem poder aquisitivo maior em relação aos millenials, a média de compras dessa faixa etária é de 3,8 vezes por semana, porém produtos e marcas premium são prioritários para estes indivíduos.
  • Outro comparativo interessante é o do consumo de produtos para cuidado pessoal: os Millennials são os mais preocupados com esse tipo de item, enquanto os Baby Boomers demonstram menor interesse em produtos dessa natureza. A preocupação com o cuidado pessoal dos indivíduos abaixo dos 34 é mais que o dobro daqueles acima dos 65 anos.

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