Beatrice Teizen   |   07/05/2024 12:12

Interesse dos brasileiros por viagens cresce 20,6% na internet em 2024

Dados da Semrush mostram que as pesquisas foram de 4,2 milhões em março de 2023 para 5,1 milhões

NordWood Themes on Unsplash
Pesquisas relacionadas ao Turismo tiveram crescimento de 20,6% na internet no último ano, aponta Semrush
Pesquisas relacionadas ao Turismo tiveram crescimento de 20,6% na internet no último ano, aponta Semrush

Como está o interesse dos brasileiros em viajar? De acordo com um estudo produzido pela Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade on-line, as pesquisas relacionadas ao Turismo tiveram um crescimento de 20,6% na internet no último ano, saindo de 4,23 milhões em março de 2023 para 5,1 milhões no mesmo período de 2024.

Tipos de hospedagem

Na amostra, o tipo de hospedagem que mais despertou o interesse dos usuários foi “hoteis”, com uma média de 4,2 milhões de buscas no período, seguido de “casas para alugar” (609 mil), pousadas (322 mil), resorts (81 mil) e hostels (72 mil).

Para o líder de Marketing da Semrush, Erich Casagrande, a análise revela insights importantes sobre as tendências atuais do mercado turístico: “O fato dos hotéis liderarem com uma média impressionante de buscas sugere que os viajantes ainda valorizam a conveniência, conforto e variedade oferecidos por essa opção de hospedagem tradicional. Por outro lado, o interesse significativo em ‘casas para alugar’ indica uma crescente preferência por experiências mais personalizadas e autênticas, em que os viajantes podem desfrutar de espaços privativos e vivenciar a cultura local de forma mais íntima. As buscas por pousadas, resorts e hostels também demonstram uma diversidade de preferências, atendendo a diferentes perfis de viajantes e orçamentos”.

Meios de locomoção

Quando o assunto é locomoção, o transporte que mais interessa os viajantes é o ônibus, que teve uma média de 14,2 mil pesquisas no último ano, seguido de avião (13,3 mil) e cruzeiro (5,7 mil).

“Podemos observar que o ônibus continua sendo uma opção popular entre os brasileiros, especialmente para viagens de curta e média distância, devido à sua acessibilidade e conveniência. Já o avião, apesar de se manter como uma escolha comum para viagens de longa distância, teve uma queda de 33,1%, quando comparamos março de 2023 e 2024. Essa tendência de queda destaca a necessidade de adaptação por parte da indústria aérea para enfrentar os desafios atuais e reconquistar a confiança dos viajantes”, explica Casagrande.

Tópicos relacionados