Luiz Felipe Simões   |   21/10/2024 17:42
Atualizada em 21/10/2024 17:44

Turismo da América Latina cresce pelo 3º ano seguido; aéreas batem recorde

Reservas brutas cresceram 29%, atingindo US$ 70,1 bilhões em 2023, de acordo com estudo da Phocuswright

Divulgação
Estima-se que 6 milhões de visitantes estrangeiros chegaram ao Brasil em 2023
Estima-se que 6 milhões de visitantes estrangeiros chegaram ao Brasil em 2023

O mercado de viagens da América Latina seguiu crescendo pelo terceiro ano consecutivo, com um aumento de 29% nas reservas brutas, que atingiram a marca dos US$ 70,1 bilhões em 2023.

De acordo a pesquisa da Phocuswright, Latin America Travel Market Report 2023-2027 (que abrange México, Brasil, Colômbia, Chile e Argentina), o Turismo doméstico continuou em forte crescimento, enquanto o tão aguardado retorno de turistas internacionais permitiu um crescimento contínuo.

Cerca de 6 milhões de visitantes estrangeiros chegaram ao Brasil em 2023, gerando um gasto recorde de US$ 6,9 bilhões. Até mesmo as viagens através das fronteiras apresentaram crescimento: mais de 70 mil chilenos viajaram para Buenos Aires, Argentina, tornando-a o principal destino para os residentes do Chile.

No entanto, espera-se que diversos fatores macroeconômicos limitem os ganhos em 2024, quando a receita de viagens na região deve aumentar apenas 2%, chegando a US$ 71,1 bilhões.

Apesar de um clima político volátil, há razões para otimismo no mercado de viagens da América Latina. O PIB da região cresceu 2,2% em 2023, com destaque para o México, que registrou um aumento de 3,2%. No geral, o desemprego caiu para 6,5%, o menor nível em quase 10 anos. Já o desenvolvimento hoteleiro está em expansão, com centenas de novas propriedades em construção no Brasil, México e Colômbia.

As companhias aéreas da América Latina estão transportando números recordes de passageiros e ampliando suas frotas e rotas para atender à demanda. Como resultado, aumentos de dois dígitos são previstos de 2025 a 2027, quando as reservas brutas de viagens devem alcançar US$ 95,8 bilhões.

Divulgação

Quer mais insights?

A Phocuswright Conference aborda as forças que impactam e remodelam a indústria de viagens e mercados globais como o da América Latina. Em 2024, novos agentes de mudança surgem à medida que uma nova era de viagens se aproxima.

É fundamental que os executivos de Turismo da América Latina descubram insights e novas parcerias que os ajudem a impulsioná-los para o futuro. A Phocuswright Conference reunirá a mais influente lista de palestrantes para dissecar, debater e definir como será o turismo nos próximos anos.

De 19 a 21 de novembro, em Phoenix (Arizona), nos Estados Unidos, o programa abordará uma ampla gama de tópicos que auxiliam a navegação nesta Nova Era:

  • Como a indústria aérea lida com novos modelos de distribuição, modernização de sua tecnologia e os desafios das interrupções.
  • O que os viajantes pensam sobre o estado dos sites e aplicativos de viagens, e como estão utilizando tecnologias de ponta, incluindo IA generativa, e suas expectativas para o futuro.
  • A busca por transformar as viagens corporativas e alcançar “a viagem perfeita”.
  • Como a revolução do varejo está elevando a experiência do cliente e abrindo novas oportunidades de receita para negócios de Turismo, apesar de um cenário de distribuição cada vez mais fragmentado.
  • Os principais analistas de Wall Street sobre digital, viagens e hospitalidade compartilharão suas perspectivas sobre o futuro do mercado, investimentos e movimentações.
  • As novas tecnologias e inovações que estão impulsionando o interesse dos investidores, à medida que há um longo caminho para aqueles focados nos fundamentos.
  • A visão de como novas tecnologias, como agentes de IA e ID digital, podem permitir uma verdadeira personalização, embora o caminho até lá possa ser incerto.
  • Especialistas em marketing discutirão o futuro da experiência de compra de viagens e a revolução do varejo impulsionada pela tecnologia.
  • Alguns dos maiores vendedores de experiências do mundo compartilharão suas estratégias para capturar os sonhos, desejos — e o dinheiro — dos viajantes.
  • Melhorias de produtos de todo o mundo baseadas em diferentes perspectivas, culturas e mercados.
  • E muitos outros tópicos que revelam o potencial da nossa indústria em constante movimento

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 582 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter