Luiz Felipe Simões   |   20/03/2025 09:35
Atualizada em 20/03/2025 09:54

Explorando o Turismo em Eventos Esportivos e Musicais

Estudo global da Collinson revela o impacto do Turismo Esportivo e Musical no setor de viagens


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Está claro que tanto o Turismo Esportivo quanto o Musical apresentam um enorme potencial
Está claro que tanto o Turismo Esportivo quanto o Musical apresentam um enorme potencial

A Collinson International acaba de lançar um relatório de uma pesquisa global que revela como as empresas podem se conectar com fãs de esportes e de música para aproveitar o crescimento do mercado e capturar parte dos gastos dos fãs nos eventos dessas áreas.

  • 75% dos fãs de esportes e de música já viajaram de avião para assistir ao seu time ou artista favorito
  • Os fãs de esportes são os que mais gastam, com mais da metade ultrapassando US$ 500 por viagem, por pessoa
  • 4 em cada 5 pessoas que viajam para eventos preferem visitar novos destinos em vez de locais conhecidos.

Acesse o relatório

A Collinson International, proprietária e operadora do Priority Pass e do LoungeKey, divulgou seu mais recente relatório de pesquisa global, O Valor do Turismo Esportivo e Musical, que explora os hábitos de viagem e os gastos dos fãs de eventos esportivos e musicais. A pesquisa revela que os fãs de esportes são os que mais gastam, com 51% investindo mais de US$ 500 por viagem, por pessoa.

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Pesquisa revela que os fãs de esportes são os que mais gastam, com 51% investindo mais de US$ 500 por viagem, por pessoa
Pesquisa revela que os fãs de esportes são os que mais gastam, com 51% investindo mais de US$ 500 por viagem, por pessoa

Crescimento do Turismo Esportivo e de Grandes Eventos

O Turismo Esportivo e Musical está crescendo rapidamente. Em 2023, o Turismo Esportivo foi avaliado em US$ 564,7 bilhões e deve quase dobrar até 2032, chegando a US$ 1,33 trilhões. O Turismo Musical também deve crescer significativamente, com uma previsão de US$ 13,8 bilhões até 2032.

Esse crescimento é impulsionado por três fatores principais:

  • Eventos: Mais opções de destinos com o aumento dos eventos esportivos e musicais.
  • Exposição: A internacionalização de ligas e artistas, impulsionada pela TV e pelo streaming, incentiva os fãs a viajarem.
  • Experiência: Após as restrições da Covid-19, os fãs buscam novas experiências, com um retorno crescente aos shows e eventos.

Está claro que tanto o Turismo Esportivo quanto o Musical apresentam um enorme potencial, com mais de 80% dos passageiros participando de eventos esportivos (83%) e musicais (71%) nos últimos três anos ou planejando fazê-lo nos próximos 12 meses. Além disso, 56% viajam mais de uma vez por ano e 22% participam de três ou mais eventos anualmente.

Personalização do Programa de Fidelidade

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O acesso a salas vip é especialmente valorizado por passageiros provenientes da Índia (43%), Hong Kong, Emirados Árabes Unidos e Austrália (41%)
O acesso a salas vip é especialmente valorizado por passageiros provenientes da Índia (43%), Hong Kong, Emirados Árabes Unidos e Austrália (41%)

Mais da metade (55%) dos passageiros que viajam para eventos participa de programas de fidelidade, com destaque para os descontos em voos (52%), passagens (43%), pontos/milhas (41%) e acomodações (40%). Além disso, 38% dos passageiros escolheriam um cartão de pagamento com benefícios exclusivos, como pacotes de eventos (voos, acomodação, traslados e ingressos), seguro viagem e acesso a salas vip (33%).

O acesso a salas vip é especialmente valorizado por passageiros provenientes da Índia (43%), Hong Kong, Emirados Árabes Unidos e Austrália (41%), Cingapura (40%), Alemanha (34%), Reino Unido (33%) e Brasil (32%).

Para saber mais, leia o relatório completo aqui.




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Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter