Beatriz Contelli   |   12/05/2025 09:53

Metade dos brasileiros planeja viagens românticas para esse ano, aponta Booking

País também está entre os cinco com maior participação em destination weddings


Unsplash/Lou Lou B Photo
82% dos brasileiros fizeram pelo menos uma viagem com a pessoa amada no último ano
82% dos brasileiros fizeram pelo menos uma viagem com a pessoa amada no último ano

Viajar a dois continua sendo uma das experiências mais desejadas pelos brasileiros. De acordo com levantamento global da Booking.com, 47% dos viajantes do País pretendem fazer pelo menos uma viagem de lazer em 2025 ao lado de um parceiro ou parceira. O interesse por experiências a dois se mostra contínuo, pois também marcou o comportamento de viagem em 2024, quando 51% já haviam feito esse tipo de roteiro.

A pesquisa mostra que esse tipo de viagem ultrapassa gerações: 51% da Geração Z, 53% dos Millennials e 46% da Geração X embarcaram com um par no último ano. Entre os brasileiros que vivem com a pessoa amada, 82% fizeram pelo menos uma viagem juntos – reflexo de como o Turismo em par segue forte, especialmente entre quem compartilha a vida no dia a dia.

Esses momentos compartilhados também ganham significado emocional: para 58% dos brasileiros, as viagens em casal são oportunidades para comemorar marcos especiais, como aniversários e datas de relacionamento. Mas, como em toda convivência, nem sempre tudo sai como planejado. As principais divergências entre casais que viajaram juntos em 2024 envolveram a escolha das datas (27%), o ritmo da viagem (25%), interesses diferentes (23%) e o destino (22%).

O levantamento também apontou o crescimento dos chamados "destination weddings", cerimônias de casamento realizadas em destinos fora da cidade de origem. Em 2024, 47% dos brasileiros que viajaram para eventos participaram de um casamento fora de sua cidade – porcentagem que se mantém entre os Millennials e a Geração Z, e sobe para 49% entre a Geração X. Esse percentual coloca o Brasil entre os cinco países com maior participação global nesse tipo de viagem, à frente de mercados como Reino Unido (40%), Estados Unidos (41%) e Argentina (29%).

E não é só pela festa: 31% afirmam que o fato de ser uma "destination wedding" foi um dos principais motivos para fazer a viagem. Entre os fatores que mais motivaram os brasileiros a viajar para um casamento, estão o desejo de celebrar com o casal (77%), a chance de reencontrar entes queridos (59%) e a ideia de aproveitar uma pequena folga ao redor da cerimônia (34%). Além disso, 33% participaram de eventos pré-nupciais, como despedidas de solteiro(a), e 59% tiveram um papel ativo na cerimônia, como padrinhos ou madrinhas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados