Beatriz Contelli   |   03/06/2025 16:38

Pesquisa aponta que 60% dos europeus estão preocupados com o aumento do custo das viagens

Viajantes devem reduzir gastos em outras áreas para poder viajar no verão europeu

PANROTAS / Beatrice Teizen
Reino Unido lidera a lista dos viajantes que não irão viajar por falta de dinheiro
Reino Unido lidera a lista dos viajantes que não irão viajar por falta de dinheiro

A intenção de viajar neste verão permanece forte para muitos europeus, apesar do impacto contínuo da inflação, da incerteza econômica e das preocupações persistentes com riscos climáticos e geopolíticos.

Três em cada quatro europeus (75%) pretendem viajar entre junho e setembro, de acordo com o European Summer Vacation Confidence Index 2025 da Allianz Partners. Embora o apetite por viagens continue elevado, as restrições financeiras seguem sendo um fator relevante, já que 61% dos viajantes afirmam estar preocupados com o aumento do custo das viagens e 51% com sua situação financeira pessoal.

A pesquisa, realizada pela Allianz Partners, entrevistou 9,3 mil pessoas na França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Países Baixos, Áustria, Suíça e Polônia, oferecendo uma visão sobre a mentalidade em evolução do viajante europeu.

Embora a intenção de viajar permaneça alta, essas preocupações financeiras têm impacto, pois a intenção de viajar caiu ligeiramente em relação ao ano passado (-8 pontos em comparação com 2024, de 83%), com alguns viajantes possivelmente adiando o planejamento das férias de verão. Entre os que não planejam viajar neste verão, um terço (34%) afirmou que a falta de dinheiro foi a principal barreira, com o Reino Unido liderando a lista (46%). Além disso, 24% dizem que viajar simplesmente ficou caro demais.

Sacrifícios para as férias de verão

Apesar das preocupações financeiras, as férias de verão continuam sagradas para muitos europeus, que pretendem reduzir gastos em outras áreas para poder viajar. A pesquisa revela que 60% planejam reduzir os gastos relacionados ao lazer (por exemplo, restaurantes, atividades culturais, academia) para economizar para a viagem, enquanto 56% irão adiar grandes compras como um carro novo ou reforma de casa para priorizar as férias.

Como resultado, os viajantes de lazer de todos os países pesquisados esperam manter ou aumentar os gastos com as viagens de verão. O gasto médio por domicílio na região está projetado em 2.217 euros, comparado a 1.982 euros em 2024, um aumento de 12%.

A pesquisa mostrou que, em comparação com o verão de 2024, muitos viajantes na Alemanha (2025: €2.177 vs 2024: €2.157), Espanha (2025: €1.056 vs 2024: €1.019) e Países Baixos (2025: €2.364 vs 2024: €2.291) planejam manter os gastos, enquanto no Reino Unido (2025: €2.747 vs 2024: €2.322) e na Suíça (2025: €3.722 vs 2024: €3.077) há uma intenção notável de aumento.

Preocupações climáticas e geopolíticas persistem

Embora o custo continue sendo a principal preocupação, questões ambientais e geopolíticas estão sendo cada vez mais consideradas no planejamento das viagens. Mais da metade dos viajantes (53%, +2 pontos vs 2024) agora se preocupa com condições climáticas extremas, como ondas de calor, enchentes e incêndios florestais. Além disso, 60% (+3 pontos vs 2024) dizem que agora levam em conta os riscos ambientais ao escolher um destino.

Além do risco ambiental, a situação geopolítica global continua sendo uma preocupação para 47% dos viajantes. Quase metade (43%) dos viajantes de lazer disse que mudaria o destino escolhido devido à implementação de controles de fronteira mais rigorosos, enquanto 45% estão preocupados com os riscos para sua segurança e proteção devido a crimes, terrorismo ou instabilidade local durante as férias.

Mudança em direção a experiências significativas e sustentáveis

Os viajantes europeus estão cada vez mais priorizando férias autênticas e baseadas em experiências. As preocupações com a superlotação estão crescendo, com 24% dos que não planejam viajar citando o excesso de Turismo como motivo para não viajar entre junho e setembro, e muitos estão buscando destinos menos frequentados e ambientalmente conscientes.

Os viajantes também expressam uma forte disposição para fazer escolhas mais éticas: 72% dizem que é importante que seus gastos beneficiem a comunidade local dos lugares visitados.

Este ano, 48% dos entrevistados planejam viajar dentro do próprio país, enquanto 42% pretendem viajar para o exterior. Os viajantes na Itália (67%), Espanha (63%), Polônia (58%) e França (56%) são mais propensos a viajar dentro do país, enquanto os da Suíça (58%), Áustria (51%), Reino Unido (49%), Alemanha (41%) e Países Baixos (44%) pretendem viajar para fora. Independentemente do destino, a principal motivação para viajar continua sendo o desejo de vivenciar algo novo e diferente (74%).

Atitudes em relação ao seguro viagem

A grande maioria (86%) dos europeus que adquirem seguro viagem reconhece que ele oferece tranquilidade e segurança, sabendo que sua viagem está coberta. A compra de seguro viagem está em alta: 62% dos viajantes europeus já adquiriram ou planejam adquirir seguro para suas férias neste verão (+3 pontos vs 2024).

"Também é evidente que, embora as pessoas estejam dispostas a gastar mais em férias, elas buscam uma experiência melhor e bom custo-benefício. Existem oportunidades para encontrar experiências incríveis para todos os orçamentos, e é importante que as pessoas pesquisem – muitos estão usando GenAI para se inspirar, e vimos um aumento de 29% em 2024 para 32% este ano no uso da tecnologia para planejar as férias de verão – é uma ótima maneira de encontrar inspiração e planejar a viagem", a Chief Officer Travel do Grupo Allianz Partners, Anna Kofoed.

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