Rodrigo Vieira   |   08/05/2025 11:43
Atualizada em 08/05/2025 12:01

15 tendências quentes do Turismo de Luxo, por Maurice Padovani (Primetour)

Na ILTM Latin America, sócio-diretor da operadora indica consultores de viagens a ficarem de olho atentos

PANROTAS / Emerson Souza
Maurice Padovani, sócio-diretor da Primetour, na ILTM Latin America 2025
Maurice Padovani, sócio-diretor da Primetour, na ILTM Latin America 2025

A ILTM Latin America 2025, realizada em São Paulo, não é apenas uma vitrine de produtos e destinos consagrados, mas também um termômetro das transformações que moldam o futuro das viagens de alto padrão.

Em meio a este cenário de alta demanda e maturidade do mercado, o sócio-diretor da Primetour, Maurice Padovani, compartilhou com exclusividade para o Portal PANROTAS sua visão sobre as 15 principais tendências que ele coleta ao circular pela feira. São elementos que estão redefinindo as expectativas e os desejos dos viajantes da elite do consumo no Brasil.

Padovani chama atenção para que os profissionais de Turismo observem como a feira reúne fornecedores preparados para atender a todas essas demandas de forma customizada, afinal, luxo é sobre singularidade e personalização.

Tendências de Turismo de Luxo em 2025, por Maurice Padovani, da Primetour

1. Destinos fora do óbvio e o luxo do inédito

Cansados dos roteiros tradicionais, muitos viajantes de luxo buscam o frescor de lugares menos explorados, explica Maurice Padovani. "O interesse por regiões pouco conhecidas ou remotas e por experiências em territórios ainda não saturados está em alta. O verdadeiro luxo, para esse perfil, reside na descoberta do novo e do autêntico", afirma o sócio-diretor da Primetour.

2. Gastronomia como protagonista da experiência

A boa mesa transcendeu a simples refeição para se tornar o palco de experiências memoráveis. A busca é por chefs premiados ou promissores, ingredientes locais que contam histórias e propostas criativas que revelam a cultura genuína do destino, transformando cada prato em uma descoberta.

3. Cultura pop ditando roteiros

Séries, filmes e documentários exercem uma influência crescente nas escolhas de viagem. Quando um destino se torna cenário de uma produção de sucesso, como no caso de White Lotus, ele rapidamente entra no radar dos viajantes, que desejam vivenciar um pouco daquela atmosfera.

4. "Gig tripping": viagens sofisticadas por eventos musicais

As viagens motivadas por shows, grandes turnês e festivais de música ganharam um novo nível de sofisticação. "O espetáculo em si tornou-se o destino principal, e toda a experiência ao redor – da hospedagem à gastronomia – é cuidadosamente planejada para complementar o evento", aponta Maurice Padovani.

5. Esporte como ponto de partida para grandes jornadas

Grandes eventos esportivos, seja no tênis, automobilismo, futebol ou outras modalidades, têm se consolidado como fortes motivadores de viagens de luxo. A paixão pelo esporte se une ao desejo de explorar novos destinos e vivenciar a emoção das competições ao vivo.

6. Cruzeiros em nova fase: personalização e exclusividade

O segmento de cruzeiros está se reinventando com novos players, navios menores e mais intimistas, experiências altamente personalizadas e rotas que fogem do convencional. Os cruzeiros de expedição, em particular, ganham destaque ao oferecerem imersão e aventura. As vendas de cruzeiros crescem vertiginosamente na Primetour nos últimos anos. A edição de 2025 ILTM Latin America é a que teve o maior número de grifes flutuantes nos mares e rios mundo afora.

7. Aventura com sofisticação e conexão com a natureza

Cresce o desejo por uma conexão mais profunda com a natureza e por experiências mais intensas, como safáris, trekkings e imersões ao ar livre. "No entanto, essa busca pela aventura não abre mão do conforto e da estrutura de alto padrão, garantindo uma jornada memorável e sofisticada".

8. Viagens para celebrar a vida e momentos marcantes

Comemorações fora da própria casa, da própria cidade, estão cada vez mais em altas. Consultores de viagens devem ficar de antenas atentas para vender aniversários, casamentos, conquistas pessoais e outras celebrações. Destinos e produtos que se encaixam nesse perfil devem ser explorados e estudados. "A viagem se torna o cenário perfeito para eternizar esses momentos significativos", afirma Padovani.

9. Turismo multigeracional: experiências para toda a família

As viagens em família se expandiram para além do núcleo pais e filhos. "Avós, netos, tios e outros parentes viajam juntos, buscando roteiros integrados e experiências que agradem e conectem as diferentes gerações, fortalecendo laços familiar", afirma Padovani.

10. "Super agers" em ação: viajantes experientes e ativos

Os viajantes acima dos 60 ou 70 anos estão mais ativos e dispostos a explorar o mundo do que nunca. Com tempo, saúde, recursos e um forte desejo por novas descobertas, eles se consolidaram como um público-chave e muito valorizado no Turismo de Luxo.

11. Sustentabilidade e Turismo regenerativo ganhando relevância

O impacto ambiental e social das viagens deixou de ser um tema secundário para influenciar diretamente as decisões dos viajantes. Há uma maturidade crescente na forma como se escolhe, consome e contribui positivamente durante a experiência, com foco no Turismo regenerativo.

12. Bem-estar como prioridade central na jornada

Retiros de bem-estar, spas renomados, práticas integrativas, alimentação consciente e outras atividades voltadas ao cuidado do corpo, mente e alma ocupam um lugar cada vez mais central nas escolhas de viagem. O foco é rejuvenescer e encontrar equilíbrio.

13. "Slow travel" e a fuga do "overtourism"

Essa é uma das principais tendências apontadas pelo diretor da ILTM Latin America, Simon Mayle, e reforçada por Maurice Padovani.

"A valorização de viagens mais lentas, com tempo para se conectar verdadeiramente com o destino e sua cultura, é uma tendência forte. Paralelamente, cresce a busca ativa por alternativas aos lugares superlotados, seja optando pela baixa temporada ou explorando destinos emergentes"

Maurice Padovani, sócio-diretor da Primetour

14. A chegada de grandes grifes ao Turismo

Renumadas marcas de luxo de outros setores, como Bvlgari, Ferragamo e LVMH, vêm consolidando sua presença no Turismo com hotéis autorais, experiências exclusivas e ativações imersivas que traduzem seu DNA para o universo das viagens.

15. Trens de luxo: charme, nostalgia e sofisticação em movimento

Os trens de luxo estão ressurgindo com força total. Novos trens, rotas cênicas e uma proposta que une o charme nostálgico das viagens ferroviárias com a sofisticação contemporânea oferecem uma maneira única e elegante de explorar o mundo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados