Karina Cedeño   |   02/06/2025 08:22

Quais são os maiores obstáculos nas viagens em grupo? Estudo da Imaginadora revela

Com o lançamento do estudo, a Imaginadora anuncia a criação de seu núcleo de pesquisa voltado ao Turismo


http://www.thesouthafrican.com/
Criar momentos especiais com pessoas queridas é o principal valor para 65,9% dos entrevistados
Criar momentos especiais com pessoas queridas é o principal valor para 65,9% dos entrevistados

A Imaginadora lançou o estudo “Um Novo Jeito de Viajar”, com o intuito de ouvir mais de mil pessoas de todas as regiões do Brasil. Entre os destaques do levantamento, está o desejo do brasileiro de compartilhar a jornada. Segundo a pesquisa:

  • 59,1% dos brasileiros preferem viajar com familiares,
  • 48,3% com parceiros(as) e
  • 21,2% com amigos
  • Apenas 17,3% dizem gostar de viajar sozinhos.

Criar momentos especiais com pessoas queridas é o principal valor para 65,9% dos entrevistados, seguido por ter companhia para explorar ambientes novos (50,6%).

Principais desafios nas viagens em grupo

Os respondentes da pesquisa também revelaram quais são os principais desafios em suas viagens feitas em grupo:

  • 42,7% apontam a diferença de interesses na programação como o maior obstáculo em viagens em grupo;
  • Depois, vem o descompasso de ritmos (36,1%) — como acordar cedo versus dormir até mais tarde;
  • Descumprimento de horários combinados é outro desafio citado por 36,3%;
  • A falta de colaboração prática (22%), como ajudar a carregar malas ou montar roteiros, também foi mencionada;
  • Além de questões pessoais, como ronco ou hábitos incômodos durante o sono (16,7%);
  • Há ainda quem se sinta desconfortável com insegurança excessiva (21,3%) ou com a falta de habilidade digital (7,6%) do companheiro de viagem;
  • A mesma porcentagem de pessoas (7,6%) afirma que nada os incomoda.

40% dos viajantes brasileiros preferem dividir custos

  • Embora 61% considerem ideal viajar em grupos pequenos (de três a cinco pessoas), a gestão prática do grupo nem sempre é simples: 40% preferem dividir os custos à medida que eles acontecem;
  • 30.4%, por sua vez, determinam o valor que cada pessoa deve pagar antes da viagem;
  • Já sobre o tempo de planejamento para a viagem, 37.5% se preparam com dois ou quatro meses de antecedência e
  • 28.1%, entre cinco e seis meses de antecedência.

A pesquisa "Um Novo Jeito de Viajar" revela que, por mais afetuoso que seja o grupo, viajar junto também exige tolerância, alinhamento, disposição para ceder, jogo de cintura e empatia.

Metodologia do estudo

A pesquisa foi realizada de forma on-line com 1.086 pessoas, por meio de um painel de respondentes, sendo que, o estudo segue a metodologia quantitativa com aplicação a formulário que pode ser respondido através de celulares, computadores, tablets etc.

A coleta de dados ocorreu de 26 de março a 23 de abril deste ano, com homens e mulheres com 16 anos ou mais, de todas as classes sociais, que viajaram ao menos uma vez nos últimos 12 meses e/ou pretendem viajar nos próximos 12, independentemente do meio de locomoção, destino, motivação ou valor da viagem.

Novo núcleo de pesquisa voltado ao Turismo da Imaginadora

PANROTAS / Emerson Souza
Ana Donato, sócia-diretora da Imaginadora
Ana Donato, sócia-diretora da Imaginadora

Com o lançamento desse estudo, a Imaginadora anuncia a criação de seu núcleo de pesquisa voltado ao Turismo, visando ampliar sua atuação estratégica e passar a oferecer não apenas serviços criativos de promoção e eventos, mas também inteligência de mercado.

A proposta é fornecer dados concretos e análises comportamentais que ajudem o setor a entender melhor o viajante brasileiro e desenvolver ações mais eficazes, segmentadas e alinhadas às transformações do mercado. O relatório completo será apresentado em eventos e webinars ao longo dos próximos meses.

“A criação do nosso núcleo de pesquisa é um passo natural dentro da nossa missão e completa o portfólio da Imaginadora, que se posiciona como um hub de soluções para destinos, parques temáticos e demais empresas do ecossistema do Turismo. Queremos contribuir para as estratégias de nossos clientes entregando dados reais. E entender o comportamento do seu público é matéria prima para o acerto. Os desejos dos turistas estão em constante transformação e os destinos também. Empresas que não saem a campo para conhecer para quem vendem, arriscam seus investimentos, agem com base em palpites, preferências pessoais e não com conhecimento”

Ana Donato, sócia-diretora da Imaginadora

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