Laura Enchioglo   |   20/05/2025 12:32

Millennials priorizam hotéis, geração Z quer ir às compras: Booking revela preferências

Análise também evidencia os fatores decisivos no momento da escolha da hospedagem, como preço e segurança


Embratur Sebrae
Millenials procuram por hotéis em suas viagens
Millenials procuram por hotéis em suas viagens

Em um cenário cada vez mais conectado, as preferências dos viajantes brasileiros continuam evoluindo, revelando suas prioridades para as próximas experiências de lazer.

Segundo levantamento recente da Booking.com, os hotéis seguem como o tipo de acomodação preferido no país, escolhidos por três em cada cinco (61%) brasileiros entrevistados para viagens em 2025, com maior adesão entre os Millennials (entre 29 e 44 anos), que concentram 63% dessa preferência. Em seguida, aparecem as pousadas (42%), estadias na casa de amigos ou parentes (29%), resorts (26%) e apartamentos ou apart-hotéis (26%).

A análise também evidencia os fatores decisivos no momento da escolha da hospedagem: o preço aparece como o critério mais relevante para os brasileiros que optam por aluguéis de temporada (58%), seguido da privacidade proporcionada por esse tipo de estadia (47%). Já entre os que escolhem hospedagens tradicionais, como hotéis e resorts, o fator de maior peso ao optar por esse tipo de acomodação é a segurança (60%), seguido novamente pelo preço (57%) – com destaque para a Geração X (entre 45 e 60 anos), com 65%.

“Observamos preferências diversificadas entre os brasileiros quando o assunto é hospedagem. Os hotéis seguem liderando, mas há uma valorização de opções que oferecem mais autonomia e privacidade, como aluguéis de temporada. Isso mostra que os viajantes estão buscando experiências que se conectem com seus estilos de vida e necessidades específicas”

Nelson Benavides, gerente Regional da Booking.com no Brasil

A busca por informações - que vão além do preço e da localização - também desempenha um papel fundamental. Antes de efetuar uma reserva, os brasileiros priorizam avaliações de outros viajantes (65%) – especialmente valorizadas pela Geração X, com 71%. Informações sobre horários de check-in e check-out (59%), fotos (54%) e detalhes da infraestrutura da acomodação, como piscina, academia ou restaurante (53%), também se destacam entre os itens mais consultados.

As imagens seguem sendo um recurso essencial na tomada de decisão. Entre os viajantes que costumam consultar fotos antes de fazer uma reserva de acomodação, quase dois terços (62%) buscam imagens que mostrem as opções de café da manhã (com destaque para as mulheres, entre as quais o número chega a 69%), e 60% avaliam as instalações do local, como piscina e academia. Já entre os homens, o principal aspecto observado nas imagens é a atmosfera geral da propriedade (59%).

Alexandre Macieira/Riotur
No planejamento das atividades durante a viagem, relaxar à beira da praia ou piscina é o principal desejo para 2025, apontado por quase sete em cada dez (67%) brasileiros
No planejamento das atividades durante a viagem, relaxar à beira da praia ou piscina é o principal desejo para 2025, apontado por quase sete em cada dez (67%) brasileiros

No planejamento das atividades durante a viagem, relaxar à beira da praia ou piscina é o principal desejo para 2025, apontado por quase sete em cada dez (67%) brasileiros. Passeios turísticos (58%), visitas a locais de natureza (54%) e a pontos históricos ou icônicos (51%) também têm grande apelo, assim como o interesse por experiências da cultura local (46%). Ir às compras é uma atividade mais valorizada pela Geração Z – entre 18 e 28 anos - (49%), enquanto quase metade dos Millennials (46%) pretende realizar uma experiência gastronômica durante a viagem.

Além da hospedagem, muitos brasileiros devem complementar suas viagens com a reserva de voos (50%), ingressos para atrações e atividades (48%), pacotes de viagem que incluam mais de um elemento (42%), aluguel de carros (40%), além de reserva de restaurantes (39%) – com destaque para a Geração Z (44%).

“Essa tendência evidencia um comportamento cada vez mais integrado, em que a reserva antecipada de diferentes aspectos da viagem é percebida como forma de garantir praticidade e maior aproveitamento do tempo. Na Booking.com, nosso objetivo é justamente facilitar essa jornada completa, com a possibilidade de planejar todos os aspectos da viagem em um só lugar – desde a escolha da acomodação até a reserva de voos, atrações e transporte”, finaliza o executivo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados