Confiança dos estadunidenses em tirar férias é a mais alta de todos os tempos, diz estudo
Gastos previstos para este ano aumentaram 2,2% em relação a 2024, segundo relatório da Allianz Partners EU

Mesmo com pressões econômicas e restrições orçamentárias, a confiança dos norte-americanos em tirar férias de verão é a mais alta de todos os tempos. De acordo com o Vacation Confidence Index 2025, relatório anual realizado pela Allianz Partners EUA, neste ano, seis em cada dez (63%) americanos estão confiantes de que tirarão férias de verão.
Os recordes de confiança são acompanhados por recordes de gastos com férias, com previsão de que os estadunidenses gastem US$ 226,6 bilhões nas férias de verão de 2025. A empresa de seguro viagem e assistência constatou que os gastos previstos para este ano aumentaram 2,26% em relação a 2024, sinalizando uma forma de resiliência nas férias em que os americanos estão priorizando o tempo fora.
O recorde de gastos deste ano continua uma escalada de seis anos, com estimativas anuais que mais do que dobraram desde os US$ 101,7 bilhões de 2019 - indicando uma mudança pós-pandemia no comportamento de viagens. A tendência de aumento no gasto médio previsto por domicílio continua robusta. Em 2025, espera-se que esse valor chegue a US$ 2.867, marcando um aumento modesto em relação aos US$ 2.843 em 2024.
“Apesar do aumento da pressão sobre as carteiras e da inflação contínua dos custos de viagem, ainda estamos vendo os americanos priorizarem as férias este ano. O aumento contínuo dos gastos indica que eles consideram as viagens como uma meta principal ao estabelecerem orçamentos e planos financeiros. Quando os viajantes planejam suas próximas férias, um item que é importante não esquecer é o seguro de viagem. Depois de meses, talvez até anos de planejamento, faz sentido ter uma rede de segurança para proteger seu investimento"
Emily Hartman, gerente geral da Allianz Partners EUA
Principais tendências para 2025
O Vacation Confidence Index 2025 destacou os seguintes comportamentos emergentes dos viajantes dos EUA:
- Geração Z e Millennials lideram as viagens de verão: os norte-americanos mais jovens (com menos de 35 anos) estão 70% confiantes de que tirarão férias de verão neste ano. Esses grupos também possuem uma probabilidade maior de ter tirado férias nos últimos três meses, especialmente aqueles com idade entre 18 e 34 anos (29%), assim como aqueles com filhos morando em casa (31%);
- As “micro-casas” estão de volta: os norte-americanos estão se afastando de viagens mais longas e se aproximando de viagens mais curtas, com duração de uma ou duas noites. Como resultado, o número médio de noites por viagem está diminuindo, voltando para quatro noites;
- Os viajantes querem aproveitar as viagens mais curtas: os viajantes estão procurando aproveitar ao máximo suas “micro-casas”, pois o valor gasto em viagens de uma e duas noites cresceu significativamente este ano. O gasto médio em uma viagem de uma noite saltou de US$ 594 em 2024 para US$ 700 em 2025. Com base na análise do gasto médio, os custos de uma noite são os mais caros, enquanto o melhor valor é encontrado na marca de uma semana;
- O bleisure está em alta: um maior número de norte-americanos está adicionando tempo de lazer a uma viagem de negócios ou evento da vida (ou vice-versa) em comparação com o ano passado (33%, +9). Durante as viagens de lazer, mais estadunidenses estão investindo em experiências de viagem de luxo (31%, +4), sendo que, a Geração Z e a Geração Y são as mais propensas a investir em experiências de luxo;
- A acessibilidade econômica desempenha um papel fundamental nas decisões orçamentárias: mesmo que os gastos atinjam os níveis mais altos de todos os tempos, um número cada vez maior de americanos que não têm confiança para tirar férias diz que isso se deve a restrições financeiras. Quase 70% afirmam que sua falta de confiança decorre do fato de não quererem ou não poderem arcar com a despesa, um aumento significativo em relação aos 62% em 2024;
- Os eventos com ingressos continuam a impulsionar as viagens: como vimos com as grandes séries de shows, como a turnê Eras de Taylor Swift, os americanos estão viajando tanto internamente quanto internacionalmente para participar de eventos (29%). Mais da metade (63%) dos viajantes deve assistir a pelo menos um show ou evento com ingressos este ano, e a proporção de pessoas que vão a três ou mais shows, festivais ou eventos aumentou em cinco pontos este ano.
Resiliência nas férias
Apesar de metade dos americanos (51%) dizerem não ter dinheiro para tirar férias, quatro em cada dez estão confiantes de que tirarão uns dias de descanso mesmo assim - uma continuação da tendência de “férias justas” que o Vacation Confidence Index identificou no ano passado. (“Férias justas” é o termo utilizado para quando alguém sai de férias, mesmo não podendo arcar com as despesas decorrentes da viagem).
“Desde o início do Vacation Confidence Index, temos visto que os americanos dão mais ênfase às férias”, afirma Daniel Durazo, diretor de Comunicações Externas da Allianz Partners EUA. "Este ano, vimos que esse índice atingiu o nível mais alto de todos os tempos, com 75% dos americanos considerando as férias anuais importantes para eles, independentemente de sua capacidade de tirar férias. Essa priorização consistente é uma indicação da maneira como os americanos querem viver e aprender - não esperamos que isso mude tão cedo."
O Vacation Confidence Index (Índice de Confiança nas Férias) é realizado todo verão desde 2009 pela empresa nacional de pesquisas Ipsos Public Affairs em nome da Allianz Partners EUA. As férias são definidas como uma viagem de lazer de pelo menos uma semana para um local a 160 quilômetros ou mais de casa.