Beatriz Contelli   |   08/08/2025 10:17

Rio de Janeiro é eleita a 2ª melhor cidade do mundo para férias de trabalho; veja ranking

Capital fluminense aparece pelo terceiro ano consecutivo no top 3 do ranking anual


Ascom Setur-RJ
Entre os fatores, o Rio manteve-se no topo do ranking graças à expansão da rede 5G
Entre os fatores, o Rio manteve-se no topo do ranking graças à expansão da rede 5G

Na terceira edição do ranking anual ‘Work from Anywhere Barometer’, o International Workplace Group (IWG) elegeu o Rio de Janeiro como a melhor cidade do mundo para férias de trabalho em 2025, prática também conhecida pelo termo original em inglês ‘workcations’, que se refere à combinação de trabalho remoto e lazer durante uma viagem.

Após empatar na segunda posição em 2024, o Rio manteve-se no topo do ranking graças à expansão da rede 5G, ao aumento da oferta de coworkings e ao custo de vida acessível. A cidade também recebeu excelentes notas em acomodação (10), alimentação (9), serviços para nômades digitais (9) e proximidade da natureza (9).

A capital japonesa Tóquio conquistou o primeiro lugar do ranking, enquanto Budapeste ficou em terceiro lugar. A pesquisa do IWG ainda mostra que 60% dos trabalhadores híbridos estão mais inclinados a estender suas férias para trabalhar remotamente do que no mesmo período do ano passado.

Um novo levantamento do IWG destaca a crescente popularidade das workcations entre profissionais de escritório. A maioria absoluta (78%) dos trabalhadores afirma que a possibilidade de “trabalhar de qualquer lugar” é um fator relevante ao considerar uma nova oportunidade de emprego.

Já 87% dos trabalhadores híbridos dizem que esse formato melhora sua produtividade. Números semelhantes indicam redução do burnout (85%) e melhoria no equilíbrio entre vida pessoal e profissional (87%).

A flexibilidade também se mostrou essencial para retenção de talentos: arranjos de trabalho flexíveis podem reduzir a rotatividade voluntária em até 20%, com trabalhadores permanecendo até três vezes mais em funções que oferecem diferentes opções de local de trabalho.

Pixabay/Sofia Terzoni
Tóquio
Tóquio

As 10 melhores cidades para ‘workcations’ em 2025, segundo o IWG

  1. Tóquio
  2. Rio de Janeiro
  3. Budapeste
  4. Seul
  5. Barcelona
  6. Pequim
  7. Lisboa
  8. Roma
  9. Paris
  10. Valeta

“Estamos vendo mais profissionais do que nunca estendendo suas viagens para trabalhar remotamente ou passando longos períodos no exterior como nômades digitais. Graças ao trabalho híbrido e à tecnologia em nuvem, os colaboradores agora têm a liberdade de trabalhar onde e quando forem mais produtivos — seja em um coworking no bairro ou do outro lado do mundo”, afirma o fundador e CEO global do IWG, Mark Dixon.

As cidades foram avaliadas com base em 12 critérios, incluindo clima, qualidade da internet, disponibilidade de espaços de trabalho flexíveis e novas categorias – tais como vistos para nômades digitais e proximidade de praias, montanhas ou parques nacionais.

Entre os novos destinos que conquistaram presença no ranking de 2025, que totaliza 40 cidades, estão Seul, Roma, Cairo, Cidade do México, Cidade do Cabo, Praga, Melbourne, Orlando e Reykjavik.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados