Laura Enchioglo   |   23/09/2025 09:55

América do Sul lidera crescimento regional em capacidade aérea

Dados são de pesquisa realizada e divulgada pela Amadeus em colaboração com a ONU Turismo


Divulgação/Inframérica
O tráfego aéreo para a América aumentou 1,8% em relação ao ano anterior (julho de 2024 a junho de 2025), com a América do Sul liderando o crescimento regional da capacidade aérea
O tráfego aéreo para a América aumentou 1,8% em relação ao ano anterior (julho de 2024 a junho de 2025), com a América do Sul liderando o crescimento regional da capacidade aérea

O relatório Travel Insights 2025: Focus on the Americas — elaborado pela Amadeus em colaboração com a ONU Turismo — destaca a forte recuperação das viagens aéreas na América do Sul, impulsionada pela ampliação da capacidade aérea e da demanda dos mercados emergentes, além da evolução do comportamento dos viajantes.

Com base em dados prospectivos do Amadeus Navigator360, o relatório detalha como essas tendências estão reconfigurando as estratégias turísticas em toda a região.

O tráfego aéreo para a América aumentou 1,8% em relação ao ano anterior (julho de 2024 a junho de 2025), com a América do Sul liderando o crescimento regional da capacidade aérea (+6%). A expansão reflete a melhoria da conectividade e do acesso a centros emergentes, criando novas oportunidades para que as organizações de promovam destinos menos conhecidos e adaptem a infraestrutura às mudanças nos fluxos de viagens.

O tráfego de passageiros para a América do Sul, por sua vez, cresceu 5,9% em relação ao ano anterior, indicando uma forte recuperação após a pandemia. Enquanto o Brasil e os Estados Unidos lideram a atividade de pesquisa, a Argentina lidera a lista de viagens reais, o que evidencia uma lacuna entre interesse e reservas que apresenta margem de crescimento.

Neste caso, a China se destaca como o principal mercado de origem para a América do Sul, com o maior crescimento tanto em termos de pesquisas (311% a mais) quanto de reservas (30% a mais), o que demonstra que o interesse está começando a se concretizar.

Países em destaque e resultados hoteleiros

Alexandre Macieira/Riotur
Brasil e Argentina continuam registrando as tarifas médias diárias (ADR) mais altas
Brasil e Argentina continuam registrando as tarifas médias diárias (ADR) mais altas

Países como Uruguai, Paraguai e Chile estão entre os destinos com melhores resultados tanto em pesquisas quanto em reservas. O Paraguai lidera o crescimento das reservas (+9%), enquanto o Chile e o Peru registram bons resultados em ambos os parâmetros. Florianópolis, Rio de Janeiro e Lima continuam sendo os destinos mais procurados, enquanto San Carlos de Bariloche e Calama ganham popularidade.

Os resultados hoteleiros em toda a América do Sul permaneceram estáveis no início de 2025, com vários meses de resultados superiores aos de 2024. Brasil e Argentina continuam registrando as tarifas médias diárias (ADR) mais altas, enquanto as ADRs mais baixas da Colômbia podem contribuir para manter sua atratividade para viajantes preocupados com o orçamento. As variações sazonais entre os países destacam as oportunidades para itinerários com vários destinos e colaboração regional.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3843 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.