Beatrice Teizen   |   13/08/2025 16:29
Atualizada em 13/08/2025 17:11

Mulheres viajantes, coolcations e demanda por consultores: Virtuoso aponta rumos do luxo

Rede reforça que as viagens de luxo estão em alta em 2025, com viajantes de alto padrão gastando mais

orva studio/Unsplash
Virtuoso revela tendências de luxo
Virtuoso revela tendências de luxo

Las Vegas recebe nesta semana a 37ª edição anual da Virtuoso Travel Week e reforça que as viagens de luxo estão em alta em 2025, com viajantes de alto padrão gastando mais e recorrendo a consultores para viagens que priorizam segurança, sustentabilidade e experiências transformadoras, de acordo com novos dados da Virtuoso.

As descobertas se baseiam no banco de dados da rede de consultores de viagens, com US$ 90 bilhões em transações, e em uma série contínua de pesquisas com consultores e consumidores.

Veja o que a pesquisa da Virtuoso mostra que está moldando as viagens de luxo atualmente.

Mercado permanece forte, com crescimento em reservas de US$ 50 mil

De janeiro a junho de 2025, as vendas totais da Virtuoso aumentaram 12% em comparação com o mesmo período de 2024, com os hotéis registrando um aumento de quase 26%, que salta para mais de 33% no segundo semestre do ano.

As reservas de cruzeiros e excursões também devem apresentar um aumento constante. Cruzeiros são particularmente procurados: 30% dos viajantes de luxo nos EUA e 20% dos canadenses planejam fazer um cruzeiro no próximo ano.

Os cruzeiristas também esperam gastar mais. As reservas para cruzeiros futuros que excedem US$ 50 mil por reserva aumentaram 43% em relação ao ano anterior. E, no geral, as reservas de viagens futuras de US$ 50 mil ou mais aumentaram 35% em comparação com 2024.

Divulgação
Reservas para cruzeiros futuros que excedem US$ 50 mil por reserva aumentaram 43% em relação ao ano anterior
Reservas para cruzeiros futuros que excedem US$ 50 mil por reserva aumentaram 43% em relação ao ano anterior

Segurança impulsiona forte demanda por consultores

O interesse por orientação profissional está crescendo, com a Virtuoso relatando um aumento de 76% no número de consumidores que buscam consultores por meio do site da rede.

A segurança é um fator preponderante: 75% dos clientes pesquisados citam a segurança como prioridade máxima ao planejar viagens, com 65% apontando uma camada adicional de proteção como um dos principais benefícios de usar um consultor, superando vantagens e upgrades, acesso exclusivo e acomodações vip.

Viagens de outono (Hemisfério Norte) registram crescimento recorde

Antes considerada uma temporada intermediária, o outono agora está em alta entre os viajantes de luxo. As reservas para a estação aumentaram 30%, com vendas 39% acima do ano passado.

As viagens de fim de ano também estão em alta, com um aumento de 35% nas reservas e de 38% nas vendas em comparação com o período de férias de 2024.

Segundo a Virtuoso, os EUA continuam sendo um dos principais atrativos, desafiando a ideia de que visitantes internacionais estão evitando o destino. As vendas de viagens receptivas para o país aumentaram 4% de janeiro a julho deste ano, com um aumento de 27% nas vendas de outono.

Outros destinos de destaque no outono incluem Itália, França, Reino Unido, Espanha, Japão, Grécia, Canadá e Portugal, enquanto México, Costa Rica e Anguilla são especialmente populares para viagens de férias.

Relação gerações x sustentabilidade

A Virtuoso observou que a Geração Z e os millennials são atraídos por experiências imersivas e "significativas" e acomodações únicas, como vilas, tendas e chalés. As gerações mais velhas se inclinam para interesses específicos e priorizam o conforto, preferindo hotéis refinados.

A sustentabilidade é uma prioridade crescente para todas as faixas etárias. A maioria (70%) dos consultores da Virtuoso afirma que os clientes estão mais interessados em viagens sustentáveis do que há cinco anos, e 64% dos viajantes de alto padrão estão interessados em fazer escolhas sustentáveis, com 42% dispostos a pagar mais por empresas ecologicamente corretas.

Enquanto a Geração Z e os millennials lideram essa tendência, os baby boomers parecem ser os mais empenhados em evitar o turismo excessivo.

Ascensão das "mulheres viajantes"

As mulheres representam atualmente 68% dos viajantes solo, com muitas delas, especialmente as com mais de 65 anos, optando por viagens conscientes e sustentáveis e evitando áreas com excesso de turistas.

Este movimento das "Mulheres Viajantes" reflete um crescente apetite por independência e descoberta.

Tendência de "coolcations"

As mudanças nos padrões climáticos estão influenciando as decisões de viagem, com 79% dos consultores observando os impactos climáticos no planejamento de viagens e 55% afirmando que os clientes estão optando por viagens fora de temporada.

As principais motivações incluem passar tempo com a família, com 53% dos viajantes planejando viagens multigeracionais para o próximo ano. As viagens para comemorações também aumentaram 23% em relação ao ano anterior.

Com informações do Travel Age West

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados