Pedro Menezes   |   28/09/2025 18:14
Atualizada em 28/09/2025 18:15

Por que o Brasil vem batendo recordes de gastos e turistas? E como manter o crescimento?

Para Marcelo Freixo, trata-se de uma combinação de planejamento, inteligência de mercado e ações

PANROTAS / Pedro Menezes
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

BUENOS AIRES - Não é de hoje que o Brasil vem batendo recordes no Turismo. Dados mais recentes escancaram isso. Desde 2024, o País registra recordes tanto no número de visitantes internacionais quanto nos gastos de estrangeiros, consolidando-se como um destino em ascensão no cenário global na visão até mesmo do WTTC.

Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, em entrevista ao Portal PANROTAS, os resultados são fruto de uma combinação de planejamento, inteligência de mercado e ações coordenadas de promoção, o que, segundo ele, é fundamental para manter esse crescimento ao longo dos próximos anos.

“Qualquer resultado positivo acaba criando uma régua mais alta. Montamos uma equipe técnica que não pode ser desfeita e consolidamos um plano de marketing internacional que não existia há 20 anos. Além disso, a ampliação da malha aérea e o uso de dados de inteligência têm sido decisivos para identificar quais mercados crescem mais, por que crescem e quais estratégias devem ser adotadas para cada público"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Um exemplo é o mercado argentino, que apresentou crescimento de 94% em 2024, número considerado extraordinário e acima de qualquer média internacional. “É provável que esse ritmo não se mantenha, mas ainda será um crescimento relevante”, avaliou Marcelo.

PANROTAS / Pedro Menezes
Marcelo Freixo com o Embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli
Marcelo Freixo com o Embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli

O mercado chileno, por sua vez, cresceu mais de 30%, isso sem relação com o câmbio argentino, enquanto os europeus registraram média de 22%. O México também desponta, com alta de 17% e uma redução na procura por viagens aos Estados Unidos. São dados ajudam a Embratur a desenhar estratégias sob medida.

“A análise de cada mercado, entendendo a linguagem e as ferramentas adequadas, é o que vai nos permitir planejar um crescimento saudável”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Para ele, o grande diferencial do momento atual é que o Turismo brasileiro não vive um “boom” passageiro, mas um crescimento estruturado. “A gente não tem uma explosão de turistas fruto de um acontecimento externo. Temos uma base sólida, com inteligência de dados, malha aérea, marketing e uma equipe técnica preparada. É isso que garante que o crescimento seja sustentável nos próximos anos”, destacou.

Outro avanço citado pelo presidente da agência foi a reabertura do escritório da Embratur em Lisboa, em parceria com a Apex, que reforça a presença institucional do Brasil na Europa. “Se tivesse orçamento, abriria um escritório em cada mercado. Hoje não é realidade, mas conseguimos avançar com parcerias”, explicou.

Por falar nisso, no campo orçamentário, Freixo apontou maior estabilidade. A Embratur hoje conta com 1% da arrecadação das apostas esportivas, valor que tem oscilado sempre para cima, além de contratos firmados com o Sebrae e o orçamento próprio. “Isso nos dá mais segurança para planejar e manter os resultados”, afirmou.

A PANROTAS viaja a convite da B2LIVE, com proteção Intermac Assistance.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 3946 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.