Estudo revela estratégias para impulsionar as vendas na Black Friday; confira
Categoria Viagens e Turismo está em terceiro lugar no ranking de intenção de compra na Black Friday 2025

Um estudo divulgado pela Letsbook com dados da Opinion Box revela que a categoria Viagens e Turismo está em terceiro lugar no ranking de intenção de compra na Black Friday 2025. No ano anterior, a categoria estava no Top 5, o que revela um crescente interesse por viagens durante a campanha.
A maioria dos consumidores (59%) decide suas compras para a Black Friday com semanas ou meses de antecedência, com o pico de decisão ocorrendo no mês anterior (23%). Apenas 19% deixam para a semana ou o dia do evento. E o que isso significa? Que as empresas do Turismo que souberem aproveitar essas informações e usarem as estratégias certas podem ter lucro garantido nesse período.
Veja, abaixo, quais são essas estratégias:
Antecipar e segmentar
- Com quase 30% ainda indecisos, ações de engajamento e nutrição a partir de setembro podem aumentar a conversão;
- Usar dados sobre as preferências do usuário e histórico de compras para criar microsegmentos, como VIPs, compradores de Black Fridays anteriores e hóspedes que podem conhecer outros hotéis do grupo, para enviar ofertas personalizadas;
- A criação de listas VIP e acesso antecipado para clientes engajados será uma estratégia fundamental para captar a atenção e gerar vendas antes do pico.
Planejamento de Comunicações
- Alcançar os clientes com ações promocionais nos canais de sua preferência dias antes da Black Friday aumenta a conscientização sobre as ofertas, o que pode levar a mais conversões e mais receita;
- Desenvolva um planejamento que destaque seus diferenciais para novos leads e reforce os benefícios para clientes inativos, aproveitando o momento para aquecer e nutrir a base.
Formas de pagamento

- As condições de pagamento são um fator crítico para o abandono de carrinho, frequentemente levando à escolha de outro hotel ou canal para finalizar a reserva;
- Na Letsbook a representatividade do Pix saltou de 7% em meses anteriores a Black Friday para 14% em novembro de 2024;
- O share de reservas na Letsbook utilizando parcelamento saltou de 22% em meses anteriores a BF para 32% no mês da campanha;
- Os níveis de parcelamento mais utilizados na última Black Friday da Letsbook foram até seis e dez vezes. Mas alguns resorts aplicaram até 15x.
Descontos atrativos
- Apesar das diversas campanhas promocionais ao longo do ano, a Black Friday mantém-se como a mais aguardada. Por isso, é fundamental criar ofertas realmente atrativas, destacando que são os melhores preços do ano;
- Embora a liberação antecipada de descontos para VIPs e leads seja eficaz, é crucial disponibilizar, em seguida, um período com tarifa promocional pública. Isso amplia o acesso e impulsiona ainda mais os resultados.
Duração da campanha
- No último ano, o início antecipado de campanhas no começo do mês e a duração média de 15 dias das ofertas sinalizam uma clara tendência de ampliação dos períodos promocionais;
- Para otimizar a experiência do usuário, a janela de hospedagem deve abranger até 12 meses. Períodos curtos e quebrados podem dificultar a localização das ofertas no calendário.
Comunicação efetiva
- Diante do desejo dos consumidores por agilidade, é essencial apresentá-los de forma fluida às ofertas relevantes, evitando que dispersem tempo em buscas e garantindo acesso rápido às informações desejadas;
- Landing Pages que destacam as principais ofertas, com informações essenciais e link direto para o motor de reservas no período válido, otimizam essa dinâmica ágil.
Extras e experiências
- O mês de novembro não só impulsiona o pico de vendas de hospedagem, mas também se destaca como o período de maior sucesso para extras e experiências. No último ano a Letsbook observou um aumento de 85% na receita desses itens e serviços adicionais;
- A visibilidade em comunicações de itens que podem ser adicionados durante a compra da hospedagem é uma estratégia eficaz para elevar o ticket médio das reservas;
- Receita adicional com experiências: mesmo após a reserva, é possível incentivar a aquisição de complementos por meio de automações: uma onda inicial dias após a compra e uma segunda mais próxima do check-in.
IA como estratégia
- 50% dos viajantes pedem cotação de reservas através do chatbot, e 20% fazem suas cotações fora do horário comercial.;
- Durante períodos como a Black Friday, é crucial evitar que viajantes abandonem seu site, especialmente fora do horário comercial. Aproveite cada oportunidade de venda 24/7 com agentes focados na venda direta;
- Mesmo com a alta demanda que a Black Friday traz, os agentes garantem atendimento contínuo, sem filas, transformando cotações em leads e aumentando a conversão
O estudo também lista um checklist para as empresas seguirem antes, durante e depois da Black Friday. São elas:

Antes da Black Friday
- Metas e Objetivos: defina o que a campanha precisa alcançar de resultados e leads;
- Campanha Omnichannel: integre todos os canais de comunicação (E-mail, Redes Sociais, WhatsApp);
- Argumentos de Venda: identifique e destaque os diferenciais fortes da oferta;
- Envios: crie um cronograma detalhado para disparar as comunicações no momento certo;
- Landing Page: construa uma página de destino focada na oferta e use banners/posts para direcionar tráfego;
- Mídia Paga: invista em anúncios para aumentar o alcance e gerar tráfego qualificado;
- Criação de Ofertas: configure os preços e promoções na plataforma de vendas;
- Agente IA da Venda Direta: aposte na ativação de um agente IA para evitar filas e impulsionar vendas.
Durante a Black Friday
- Segmentações: ajuste a segmentação para máxima assertividade da mensagem;
- Disparos: otimize os horários de envio com base no engajamento em tempo real;
- Reforços: envie comunicações de acompanhamento para quem não interagiu ou não comprou;
- Tráfego pago: monitore e otimize ativamente as campanhas para melhor ROI;
- Indisponibilidades: identifique e gerencie períodos de falta de allotment ou restrições;
- Abandonos: recupere reservas perdidas usando e-mail e WhatsApp (múltiplos canais);
- Relatórios: acompanhe indicadores-chave para ajustar a estratégia em tempo real.
Pós-Black Friday
- Pós-venda: foque na retenção e mantenha o cliente engajado, reforçando o valor da marca.
- Pré Check-in: automatize a venda de extras e upgrades na proximidade da data de uso;
- Fidelização: apresente o programa de fidelidade (caso possua) logo após a compra;
- Analise seus resultados: faça a análise estruturada de acertos e falhas para as campanhas futuras.
Quais são os fatores envolvidos na decisão de compra?
- Preços diferenciados e alto percentual de desconto continuam sendo os principais atrativos;
- Ter a flexibilidade de escolher pagar parcelado ou optar por novas formas de pagamento, como o Pix, é outro grande diferencial;
- Conhecimento sobre a marca e avaliações influenciam fortemente nas decisões de compra.