Karina Cedeño   |   25/11/2025 09:29
Atualizada em 25/11/2025 10:34

Antecipação média de busca para voos internacionais recua em 2025, revela estudo

Para especialista, isso revela uma confiança maior na estabilidade dos preços dos voos para o Exterior


Shutterstock
Segundo o levantamento, esse também é um sintoma de um maior investimento de companhias aéreas internacionais no Brasil e de um fomento nas rotas diretas ao Exterior por parte das aéreas nacionais
Segundo o levantamento, esse também é um sintoma de um maior investimento de companhias aéreas internacionais no Brasil e de um fomento nas rotas diretas ao Exterior por parte das aéreas nacionais

A antecipação média de busca de voos em 2025, ou seja, o intervalo entre a procura pela passagem aérea e a data da viagem, aumentou 5%, de 99 para 104 dias, para voos nacionais, e caiu 4,5%, de 171 para 165 dias, para voos internacionais, de acordo com estudo do buscador de voos Viajala.

Para Felipe Alarcón, diretor comercial do Viajala, os números revelam uma confiança maior na estabilidade dos preços dos voos internacionais, já que o dólar comercial, que começou o ano bem acima de R$ 6, tem ficado na faixa de R$ 5,30.

“A antecipação de busca está diretamente ligada ao planejamento da viagem. Se o planejamento de viagens internacionais tem caído, significa que os viajantes estão ligeiramente mais confortáveis com os preços e pesquisando com um pouco menos de antecedência”, comenta Alarcón.

Segundo o levantamento, esse também é um sintoma de um maior investimento de companhias aéreas internacionais no Brasil e de um fomento nas rotas diretas ao Exterior por parte das aéreas nacionais. “Fato é que a oferta de voos diretos para América do Sul, América do Norte e Europa voltou à expansão, se ajustando melhor à demanda do viajante”, comenta o executivo.

A duração média das viagens internacionais foi de 21 dias em 2025, mantendo-se estável em relação ao ano passado, enquanto a duração média de viagens nacionais aumentou em torno de 8%, um dia, de 13 para 14 dias.

O estudo também mostra que os preços das passagens aéreas chegaram a recuar no ano passado, mas voltaram a subir em 2025. “Com este estudo, conseguimos mapear o comportamento dos viajantes brasileiros, a flutuação de preço e quais destinos despontam como tendência para a próxima temporada, com base em aumento da procura e preços mais em conta”, explica o diretor comercial do Viajala.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7781 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.