Brasileiros viajarão mais e buscarão novas experiências neste verão, revela estudo
58% dos entrevistados do estudo planejam conhecer um destino inédito na alta temporada 2025-2026

Uma nova pesquisa do Skyscanner realizada com mil viajantes brasileiros revela que o Brasil está entrando em uma temporada marcada por viagens mais planejadas, experiências personalizadas e um interesse crescente por destinos que ofereçam bem-estar e novas vivências.
Apesar do aumento no custo de vida, o brasileiro está disposto a investir mais para garantir uma boa viagem:
- 53% afirmam que pretendem gastar mais neste verão;
- O desejo por novidades também permanece elevado e 58% dos entrevistados planejam conhecer um destino inédito. Segundo a pesquisa, essa disposição para gastar está diretamente ligada à necessidade de conforto e à influência do calor extremo previsto para a estação;
- A infraestrutura virou um critério decisivo na escolha do destino. Para 61% dos viajantes, só vale a pena ir a lugares com boa estrutura, como ar-condicionado, resorts equipados e serviços completos;
- Além disso, 44% querem fugir das altas temperaturas e pretendem buscar destinos mais frescos;
- A praia continua sendo o grande roteiro do verão, sendo preferência de 51% dos entrevistados, mas a praticidade tem conquistado espaço: 24% devem optar por resorts ou all-inclusive, especialmente por fatores como conveniência e economia familiar.
“Os dados mostram que os brasileiros valorizam cada vez mais a experiência dentro da hospedagem. É o movimento que chamamos de 'Destination Check-in': hotéis e resorts bem avaliados se tornam o próprio motivo da viagem”, comenta Isla dos Santos, especialista em voos e viagens do Skyscanner.
Brasileiros querem se planejar

- O estudo também confirma a tendência de um verão altamente planejado: 73% dos brasileiros afirmam organizar todos os detalhes com antecedência, desde voos e hospedagem até atividades no destino;
- Apenas 4% preferem viagens totalmente espontâneas;
- Em relação ao momento de reserva, 42% compram entre um e três meses antes, e 24% entre quatro e seis meses. O uso de tecnologia também se destaca: 69% dizem que usarão ferramentas de inteligência artificial para planejar as férias.
“Para quem quer economizar no verão, começar a monitorar preços assim que escolhe, ou até mesmo cogita, o destino é essencial. As tarifas oscilam muito, e ferramentas como alertas de preço ajudam o viajante a aproveitar o momento ideal”, explica Isla.
Operação da viagem gera mais estresse
Mesmo com o entusiasmo elevado, os maiores estresses do verão não estão relacionados ao orçamento, mas à operação da viagem:
- Para 27%, a logística do transporte é a etapa mais desgastante;
- 19% apontam dificuldade em encontrar voos acessíveis e
- 12% têm mais dificuldade em escolher hospedagem.
O dado reforça a busca por processos simplificados e soluções automatizadas. Isso justifica a variação de escolhas dos hábitos de reservas:
- 30% dizem que a escolha entre pacote ou reservas independentes varia de acordo com o destino;
- 29% preferem comprar pacotes completos;
- Enquanto 23% optam por reservar tudo por conta própria.
Isso porque, segundo Isla, uma das maiores vantagens para o viajante hoje é o poder de comparar. "Os preços podem variar muito entre companhias aéreas e datas, e quando você coloca as opções lado a lado, consegue ter uma visão clara das economias reais. Ferramentas como o monitoramento de preços do Skyscanner tornam esse processo simples, ajudando o viajante a reduzir custos sem comprometer os planos”, diz ela.
Viagens em família

A pesquisa também confirma uma tendência já observada globalmente: a ascensão das viagens multigeracionais.
- Para 55% dos brasileiros, o próximo verão será vivido em família, o que consolida um perfil de férias mais afetivas, colaborativas e de convivência;
- Paralelamente, 40% dos entrevistados planejam viajar com o parceiro, reforçando o desejo por conexões e experiências compartilhadas.
Segundo o relatório Travel Trends 2026, também divulgado pelo Skyscanner, essa tendência atravessa diferentes faixas etárias: entre os jovens da Geração Z, 43% viajaram com os pais nos últimos dois anos. “A viagem virou um ponto de encontro ampliado. É quando a família consegue desacelerar e realmente estar junta”, explica Isla.
Ainda de acordo com o Travel Trends 2026, as principais motivações dos adultos para viajar em família incluem a criação de novas memórias (66%), a demonstração de gratidão ou retribuição aos pais e avós (37%) e a percepção de que esses momentos são uma das poucas oportunidades de conexão entre os familiares (38%).