70% dos turistas argentinos já usam Pix em compras durante a viagem ao Brasil
Para 96% dos entrevistados, o pagamento via Pix é simples, enquanto 95% avaliam o meio como seguro

Com a proximidade do Carnaval, período que tradicionalmente intensifica o fluxo de turistas estrangeiros e movimenta o comércio em todo o país, o Pix tem despontado como protagonista entre turistas argentinos no Brasil.
Um levantamento realizado pelo Mercado Pago, instituição financeira do grupo Mercado Livre, revelou que sete em cada dez turistas que visitaram o Brasil pagaram com Pix em todas as compras feitas durante a estadia.
O estudo aponta também que para 96% dos entrevistados, o pagamento via Pix é simples, enquanto 95% avaliam o meio como seguro. Entre os principais benefícios percebidos estão a comodidade de não carregar dinheiro em espécie ou cartões (citada por oito em cada dez entrevistados), a praticidade de evitar casas de câmbio (73%) e a possibilidade de utilizar a mesma conta digital já usada na Argentina (72%).
A pesquisa também revela que metade dos usuários considera que o Pix facilita o controle do orçamento durante a viagem, fator relevante em um cenário de câmbio favorável e maior flexibilidade de gastos.
O uso do Pix se espalha por diferentes momentos da experiência turística. Supermercados e mercearias lideram as transações (80%), seguidos por restaurantes (73%), além de praias, feiras e pequenos comércios (75%). Mais de um terço dos entrevistados (37%) também utilizaram o Pix para despesas com lazer e entretenimento, como passeios, excursões e ingressos.
A pesquisa foi realizada na primeira quinzena de janeiro e ouviu 831 clientes do Mercado Pago na Argentina que utilizaram o Pix durante viagens ao Brasil.