Carnaval de 2026 eleva contratações no Turismo, aponta levantamento da Gupy
Levantamento indica crescimento das admissões no setor de Hospitalidade em janeiro

O setor de Turismo iniciou o ano com aumento nas contratações em função da preparação para o Carnaval de 2026, que acontece este mês. Dados de um levantamento da Gupy indicam que o setor de hospitalidade registrou crescimento de 32% nas contratações em janeiro, na comparação com o mesmo período de 2025.
Segundo a Gupy, a movimentação reflete a antecipação de hotéis e pousadas na formação de equipes para atender à demanda do feriado. O intervalo entre o Ano Novo e o Carnaval levou empresas do setor a iniciarem processos seletivos ainda no final de 2025 e no início de 2026.
"Com 45 dias entre o Ano Novo e o Carnaval, a janela para formar e treinar equipes se tornou um funil crítico. Quem não garantiu o time no final de 2025 ou nos primeiros dias de janeiro pode enfrentar dificuldades durante o feriado. Garantir que as equipes estejam completas e treinadas em prazo reduzido tem sido determinante em um período de alta demanda e concorrência entre prestadores de serviço. Essa antecipação em janeiro indica o nível de preparação do setor"
Guilherme Dias, CMO e cofundador da Gupy
A ampliação das contratações começou ainda no último trimestre de 2025, acompanhando a retomada de eventos de pré-carnaval. No mesmo período, o setor de Transporte e Logística encerrou o ano com crescimento de 11%, contribuindo para a estrutura de deslocamento de turistas.
Em sentido oposto, o segmento de Alimentos e Bebidas registrou retração de 9,5% em 2025, com queda de 18,5% no quarto trimestre. A redução é associada a impactos no setor ao longo do ano, que resultaram na diminuição das contratações no período final.
“O Carnaval de 2026 tem influenciado a elevação das contratações já no primeiro bimestre, mas esse movimento depende de uma preparação iniciada em 2025. O setor de serviços registrou 14% mais vagas temporárias no quarto trimestre do ano passado. A expectativa agora é de que o aumento da ocupação na hotelaria gere impacto em outros segmentos, como Alimentos e Bebidas, que podem ampliar contratações durante a alta sazonal”, disse Guilherme.
Segundo o executivo, a tendência de antecipação deve continuar ao longo de 2026, impulsionada por outros eventos previstos no calendário.
“Com a Copa do Mundo, as áreas de recursos humanos precisarão contratar e treinar equipes ainda no primeiro semestre. O uso de agentes de IA para acelerar o recrutamento passou a ser uma alternativa para viabilizar essas operações”, concluiu.