Demanda por viagens para o Rio cresce quase 300% antes do Carnaval, diz pesquisa
Relatório aponta que 21% dos brasileiros desejam visitar destinos menos movimentados ou alternativos

A Omio divulgou que as reservas de passagens de ônibus e avião para o Rio de Janeiro no Carnaval quase quadruplicaram (+293%) semana a semana, comparando as chegadas entre 12 e 15 de fevereiro com a semana anterior (5 a 8 de fevereiro), destacando o apelo contínuo do Rio durante o auge da folia.
Ao mesmo tempo, o Carnaval continua a desempenhar um papel significativo no impulsionamento da economia do Turismo no Brasil. Em 2026, o feriado deve gerar R$ 18,6 bilhões em receita em fevereiro, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com estimativas da FecomercioSP.
Olhando além dos destinos mais procurados, o relatório anual NowNext, da plataforma multimodal de viagens Omio, mostra que o comportamento dos viajantes durante o Carnaval e outros períodos de alta demanda está cada vez mais polarizado.
Embora as grandes cidades continuem no topo da lista de desejos dos viajantes (21%), uma parcela igual de brasileiros (21%) também expressa interesse em visitar destinos menos conhecidos. Essa preferência é motivada principalmente por preços mais baixos (48%), menor lotação (34%) e pela busca por experiências mais autênticas ou locais (30%). Ao considerar seus planos de viagem para este ano, 30% dos brasileiros também afirmam preferir destinos menos movimentados ou alternativos por motivos de sustentabilidade.
Para quem quer festa, o planejamento faz diferença
Considerando a dimensão do Brasil e a diversidade de destinos procurados durante o Carnaval, as opções são muitas. Entre as cidades mais disputadas estão Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Olinda, conhecidas por suas tradições e programação intensa.
“O Brasil tem uma cultura extremamente diversa, e cada uma dessas cidades oferece uma experiência única de Carnaval. Como são destinos muito procurados, o ideal é garantir transporte e hospedagem com antecedência para conseguir melhores preços e disponibilidade”, afirma o diretor geral da Omio no Brasil, Vitor Lalor.

Para quem deixou os planos para a última hora e ainda deseja aproveitar o Carnaval nos principais polos, a recomendação é reservar o transporte o quanto antes e considerar opções de hospedagem mais simples, como hostels. Ainda assim, a pesquisa da Omio indica que 35% dos brasileiros preferem planejar suas viagens com mais antecedência e cuidado, enquanto 28% optam por viajar fora de temporada para reduzir custos.
Viagens rápidas de um ou dois dias
As viagens curtas impulsionam o Turismo regional — especialmente o rodoviário — e beneficiam o setor hoteleiro e os negócios locais. Entre os destinos menos óbvios escolhidos para o Carnaval estão Campos do Jordão e Holambra (SP), além de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo (RJ).
Essa preferência por alternativas fora do circuito tradicional está diretamente ligada ao tipo de experiência que os viajantes buscam. De acordo com o relatório da Omio, os brasileiros priorizam:
- descanso ou praia (47%),
- natureza e atividades ao ar livre (37%),
- experiências culturais e artísticas (21%).
“De forma geral, os brasileiros estão cada vez mais escolhendo viagens que respeitam o próprio ritmo, seja evitando multidões ou fazendo uma escapada rápida perto de casa, desde que consigam aproveitar o tão esperado descanso do Carnaval”, conclui Lalor.
Nesse contexto, a recomendação é sair mais cedo para escapar do trânsito nas principais rodovias, planejar bem o roteiro para aproveitar os poucos dias disponíveis e priorizar destinos próximos, com opções flexíveis de transporte.