Festival Pernambuco Meu País levou Estado a 90% da taxa de ocupação hoteleira
Festival percorreu cinco municípios pernambucanos, impulsionando o setor em destinos descentralizados

Com início em 5 de dezembro, o Festival Pernambuco Meu País, promovido pelo Governo de Pernambuco, realizou a sua edição de verão. Percorrendo os municípios de Camaragibe, Recife, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande e Ilha de Itamaracá, que recebeu a última etapa do evento, registrou média de mais de 90% de taxa de ocupação em suas redes hoteleiras com encerramento no dia 1º de fevereiro, impulsionando o Turismo nos municípios.
O dado faz parte do levantamento feito pelo Setor de Estudos e Pesquisas da Empetur, por meio de consulta telefônica direta junto a 43 meios de hospedagem, entre 27 de novembro de 2025 e 02 de fevereiro de 2026. A permanência média dos visitantes foi de 2,5 dias, demonstrando o potencial de fixação do turista nos destinos contemplados pela programação.
“Unindo cultura e Turismo, a iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Estado de ampliar o acesso democrático à cultura e fortalecer a interiorização das políticas públicas culturais”
Governadora do Estado, Raquel Lyra
O presidente da Empetur, Eduardo Loyo afirma que “os resultados da edição de verão do Festival Pernambuco Meu País são extremamente positivos. Além da excelente taxa de ocupação hoteleira, que ultrapassou 90% em quatro das cinco cidades, conseguimos atrair público nacional e internacional, mostrando que Pernambuco é um destino cultural forte em todas as épocas do ano. Esse festival consolida nossa política de interiorização e demonstra o potencial turístico dos nossos municípios quando aliamos cultura de qualidade e estrutura adequada”, afirmou.

Dando continuidade à programação cultural do Estado, o projeto abriu oficialmente o Carnaval de Pernambuco. Entre os dias 6 e 8 de fevereiro, o Terminal Marítimo do Recife recebeu uma programação que incluiu João Gomes, Alcione, Belo, Gloria Groove, Nação Zumbi, Mestre Ambrósio, Orquestra Recife de Bambas, entre outras atrações que expressam a riqueza musical pernambucana e nacional.
Já nos dias oficiais de Carnaval, entre 14 e 17 de fevereiro, o festival estará presente em dois importantes polos: o Jardim do Cais do Sertão, no Recife, e a histórica Praça do Carmo, em Olinda.
“O Festival Pernambuco Meu País é uma política pública pensada para democratizar o acesso à cultura em todo o território pernambucano. Ao descentralizar a programação e levar grandes ações culturais para diferentes municípios, fortalecemos os fazedores locais, ampliamos o direito da população à cultura e reafirmamos que a produção cultural de Pernambuco é diversa, potente e precisa estar presente para além dos grandes centros”,
Cacau de Paula, secretária de Cultura de Pernambuco.
A expectativa do Governo do Estado é que o Carnaval de Pernambuco 2026 movimente R$ 3,5 bilhões em receita turística, com a chegada de aproximadamente 2,5 milhões de visitantes ao Estado durante o período carnavalesco. Desse total, mais de 500 mil turistas devem desembarcar pelo Aeroporto Internacional do Recife, consolidando a folia pernambucana como um dos principais destinos turísticos do País.