Turismo em alta no quadrimestre: quase 8 em cada 10 empresas venderam mais em abril
IDET PANROTAS é apurado mensalmente com 33 das maiores empresas do setor de Turismo do Brasil

Como vimos no último mês, em um movimento estratégico e pioneiro no Turismo, a PANROTAS, com apoio do Travel Leaders Hub, lançou o IDET (Índice de Desempenho Econômico do Turismo) com o objetivo de oferecer uma maior previsibilidade e inteligência de dados ao setor.
A nova ferramenta, que nasceu com o propósito de ser o "termômetro" mais preciso do mercado turístico brasileiro, consolidando dados reais e o nível de confiança das 33 maiores empresas do setor, já está toda atualizada com os números referentes ao mês de abril.
O setor de distribuição do Turismo brasileiro fechou abril de 2026 com saldo amplamente positivo. Segundo o IDET PANROTAS, 78,79% das 33 maiores empresas das verticais de Operadoras, Consolidadoras e TMCs reportaram crescimento de vendas em relação ao mesmo mês de 2025.
O dado confirma a consistência do desempenho observado ao longo de todo o primeiro quadrimestre do ano, período em que os percentuais de empresas com vendas acima do ano anterior variaram entre 69,70% (fevereiro, o mês mais desafiador) e 87,88% (março, o pico do período).

Entre as empresas que cresceram, o avanço médio nas vendas foi de 28,57% em abril na comparação ano a ano, resultado expressivo que, mesmo descontada a inflação acumulada nos últimos 12 meses (4,14% pelo IPCA), representa crescimento real robusto acima de 24%. As empresas que registraram queda (apenas 9,09% do total) reportaram recuo médio de 9%, o menor impacto negativo do quadrimestre.
Ainda segundo o IDET, a melhora vai além das vendas. No indicador de margem, 69,70% das empresas informaram que suas margens cresceram em relação a abril de 2025, enquanto somente 6,06% reportaram queda, considerado o melhor resultado do ano nesse quesito. Já no campo do emprego, 54,55% das empresas estão com mais funcionários do que há um ano, e apenas 6,06% reduziram quadro.

A confiança dos empresários também se manteve elevada. Para os próximos seis meses, 42,42% esperam um cenário "Melhor" ou "Muito melhor", enquanto 36,36% projetam estabilidade. O otimismo, porém, coexiste com cautela: 21,21% ainda antecipam piora no horizonte, um reflexo das incertezas geopolíticas que marcaram o trimestre, em especial o conflito no Oriente Médio, que elevou o preço do petróleo e consequentemente os custos do setor.
O IDET PANROTAS é apurado mensalmente com 33 das maiores empresas do setor, 11 em cada uma das verticais de Consolidadoras, Operadoras e TMCs. Ele será atualizado mensalmente, consolidando-se como uma ferramenta indispensável para o planejamento estratégico de qualquer gestor do Turismo no Brasil.
ACESSE O IDET (ÍNDICE DE DESEMPENHO ECONÔMICO DO TURISMO).
