Pedro Menezes   |   07/11/2025 22:05
Atualizada em 07/11/2025 23:50

Brocker comemora 30 anos de história e 18 anos de Troféu Infinito; veja fotos

Nesta 18ª edição do prêmio, a ocasião foi ainda mais especial por conta das três décadas da operadora

PANROTAS / Emerson Souza
Any Brocker, diretora da Brocker Turismo
Any Brocker, diretora da Brocker Turismo

GRAMADO - O tradicional Troféu Infinito, realizado nesta sexta-feira (7), após o primeiro dia de Festuris 2025, reuniu premiados e parceiros da Brocker Turismo. Nesta 18ª edição do prêmio, a ocasião foi ainda mais especial por conta da comemoração de 30 anos de história da operadora que é referência no Turismo receptivo da Serra Gaúcha.

Abaixo é possível ver o álbum de fotos de quem marcou presença no prêmio, bem como a linha do tempo especial que traduz o sucesso da Brocker Turismo nestas três décadas, com algumas fotos históricas. "O mais importante destes 30 anos é a parceria que temos com todos os parques, hotéis e time que faz tudo acontecer", disse Any.

Divulgação
Nova logomarca da Brocker Turismo
Nova logomarca da Brocker Turismo

A ocasião também serviu para a operadora apresentar sua nova logomarca para comemorar esta data especial, assim como aconteceu nos 20 anos de história, em 2015. "Este rebranding é a celebração de toda a nossa trajetória, além do nosso olhar para o futuro. Uma marca que fala da solidez, evolução contínua e a experiência de proporcionar experiências memoráveis", disse Any Brocker, diretora da Brocker Turismo.


Linha do tempo de 30 anos da Brocker Turismo

Divulgação
Primeira sede da Brocker, no Vale da Lageanda, em 1995
Primeira sede da Brocker, no Vale da Lageanda, em 1995

1995 – Mostrar as belezas naturais de Canela e Gramado já fazia parte dos projetos da Brocker Turismo antes mesmo do início de suas atividades. Os primeiros passeios ocorreram pelo Caracol, no Vale da Lageana, consolidando o ecoturismo como uma das principais vocações da Serra Gaúcha — de forma consciente e responsável, com foco no desenvolvimento econômico e sustentável da comunidade.

1996 – Foi organizado o primeiro grupo de Turismo estudantil. Os destinos escolhidos pelos estudantes foram o parque Beto Carrero, em Santa Catarina, e a Ilha do Mel, no Paraná.

Divulgação
Primeira frota da Brocker Turismo
Primeira frota da Brocker Turismo

1998 – Com o crescimento das operações, surgiu a necessidade de ampliar a sede. O portfólio de produtos e a equipe foram expandidos, e o setor emissivo passou a desenvolver novos pacotes e destinos no Brasil e no exterior.

2000 – A Brocker Turismo buscou na Disney a inspiração para a arte de encantar e bem receber, com o objetivo de proporcionar aos visitantes as melhores experiências e memórias da Serra Gaúcha. Nesse mesmo ano, foi implementado o setor de Turismo receptivo, consolidando o padrão de qualidade Brocker Turismo na recepção de passageiros.

Divulgação
TAM Viagens, a primeira grande empresa a trabalhar com a Brocker Turismo
TAM Viagens, a primeira grande empresa a trabalhar com a Brocker Turismo

2002 – O início das parcerias com grandes empresas e operadoras de Turismo aconteceu neste ano, com destaque para a TAM Viagens — um marco importante na história da empresa.

2003 – Uma viagem à Europa, na chamada “Missão Barcelona”, foi o ponto de partida para a criação de um projeto inovador: o Bustour. Inspirado na linha turística da cidade europeia, o serviço introduziu um novo conceito de city tour na Serra Gaúcha, permitindo que o passageiro tivesse controle de seu próprio roteiro.

Divulgação
Sede da Brocker no centro de Canela
Sede da Brocker no centro de Canela

2005 – A Brocker Turismo celebrou sua primeira década de atividades, apresentando oficialmente sua frota própria.

2006 – Foi criado o Troféu Infinito, uma premiação voltada a reconhecer e fortalecer as parcerias com agências e operadoras de viagens. O prêmio se consolidou como uma homenagem aos maiores vendedores de Serra Gaúcha.

Divulgação
Um dos veículos da frota
Um dos veículos da frota

2007 – A empresa ampliou sua presença com a abertura de uma loja no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, localizada em frente ao saguão de desembarque, oferecendo apoio e informações turísticas aos passageiros. Nesse mesmo ano, foi inaugurada uma loja conceito em Gramado, destinada a atender visitantes em busca de roteiros e serviços turísticos.

2009 – Uma nova sede foi inaugurada, mais ampla e moderna, com maior capacidade de atendimento. Nessa mesma época, foi firmada oficialmente a parceria com o Natal Luz de Gramado, mantida até os dias atuais.

Divulgação
Estágio da Any Brocker na Disney como conclusão do curso de graduação
Estágio da Any Brocker na Disney como conclusão do curso de graduação

2010 – Foi realizado o workshop “Eu Amo Vender a Serra Gaúcha”, que reuniu agentes e operadores de viagens de todo o País para vivenciar o destino e fortalecer a promoção da região.

2012 – A expansão continuou com a inauguração de uma nova loja em Gramado, ainda mais estruturada para receber os visitantes.

2013 – O Bustour entrou em operação em Gramado e Canela, resultado de anos de estudo e planejamento. O city tour no estilo hop-on hop-off proporcionou mais liberdade aos visitantes na escolha dos atrativos a conhecer.

Divulgação
Eventos pelo Brasil representando a Serra Gaúcha
Eventos pelo Brasil representando a Serra Gaúcha

2015 – A Brocker Turismo consolidou sua atuação no Turismo de negócios, criando um departamento especializado em eventos para atender a esse segmento.

2017/2018 – O Bustour ganhou uma loja própria no centro de Canela, ao lado da Catedral de Pedra, além do lançamento de seu aplicativo, que facilitou a experiência dos passageiros. Nesse mesmo período, foi criado o passeio Bus Bier Tour, que leva os visitantes a conhecerem cervejarias artesanais de Gramado e Canela.

2020 – A empresa celebrou seus 25 anos — as bodas de prata — com a remodelação do Bustour Illumination Show, atração da temporada de Natal de Gramado e Canela. Nesse mesmo ano, foi lançado o Almanaque da História e do Turismo de Canela – Onde Tudo Começou, um retrato fiel do desenvolvimento da cidade desde seus primórdios até se tornar uma referência no Turismo nacional. A publicação também resgata a trajetória das famílias Wasen e Brocker, fundamentais para o crescimento de Canela e região.

Divulgação
Construção da matriz administrativa no centro de Canela, bem próximo a Catedral de Pedra
Construção da matriz administrativa no centro de Canela, bem próximo a Catedral de Pedra

2021 – Foram implementados novos roteiros pelo interior de Gramado, com cinco passeios que celebram a cultura, a gastronomia, as raízes e a história da colonização local. Também foi lançado o passeio Pé da Cascata Explorer, no Vale da Lageana, que devido ao sucesso ganhou versões “Bate e Volta” e saídas noturnas em noites de lua cheia.

2022 – A Brocker Turismo associou-se ao Projeto Loboguará, que há mais de 30 anos desenvolve atividades de educação ambiental com estudantes. O movimento constante e a inovação continuam sendo marcas registradas da empresa, que segue em evolução.

2024 – Foi lançado o Chocobus, um passeio temático em homenagem ao chocolate de Gramado — um tributo à cidade que é reconhecida como a capital nacional do chocolate artesanal.

2025 – A Brocker Turismo celebra 30 anos de história, marcados por inovação, comprometimento e um novo posicionamento de marca, reafirmado através de um rebranding que simboliza três décadas de excelência e protagonismo no Turismo da Serra Gaúcha.

A PANROTAS viaja a convite do Festuris.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4325 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.