Juliana Monaco   |   04/06/2021 09:24
Atualizada em 04/06/2021 09:26

ONU lança ferramenta para inspirar governança transformacional

A ferramenta visa acelerar a ação sobre o G em ESG, que também engloba aspectos ambientais e sociais


Flickr/Yasmin Hampton
O ODS 16 inclui 12 alvos específicos que promovem sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável
O ODS 16 inclui 12 alvos específicos que promovem sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável
O Pacto Global da ONU anuncia o lançamento de uma nova ferramenta para acelerar a ação empresarial do elemento "G", de governança, dentro da sigla (ESG) que engloba também aspectos ambientais e sociais - Governança Ambiental, Social e Corporativa, em tradução livre. A ferramenta "ODS 16 Enquadramento Empresarial: Inspirando a Governança Transformacional" oferece às empresas orientação sobre como fortalecer a cultura empresarial, a ética e o desempenho e apoiar instituições, leis e sistemas públicos.

O tema será discutido durante a Cúpula de Líderes do Pacto Global da ONU, marcada para o dia 16 de junho, a partir das 05h15 EST/6h15 no horário de Brasília, durante a sessão "The Road to Transformational Governance: Launch the Business Framework for Peace, Justice and Strong Institutions". O evento contará com a presença de Alyssa Auberger, diretora-chefe de Sustentabilidade da Baker McKenzie; Leanne Geale, vice-presidente executiva e conselheira geral da Nestlé; Jean-Christophe Sautory, diretor de Ética, Risco e Conformidade da L'Oréal; Maliha Khalid, fundadora e CEO da Doctorly; e Nozipho January-Bardill, presidente da Rede Local do Pacto Global da África do Sul.

O ODS 16 Business Framework ajudará as empresas a adotar a governança transformacional, uma filosofia baseada em princípios que exige que os negócios sejam mais responsáveis, éticos, inclusivos e transparentes. O objetivo é impulsionar uma conduta empresarial responsável, um desempenho ESG aprimorado e instituições públicas, leis e sistemas fortalecidos. Apesar de não visar à criação de novos compromissos ou padrões legais, o ODS 16 Business Framework tem como objetivo aprofundar a compreensão do papel que as empresas podem desempenhar no avanço dessas questões, fortalecer o engajamento multifuncional e encorajá-las a identificar oportunidades de melhorias.

"A pandemia de covid-19 e as crises convergentes - incluindo mudança climática, incerteza econômica, desigualdade social e desinformação - mostraram que as empresas não operam independentemente da sociedade em geral. Elas podem e devem desempenhar seu papel na promoção da liderança ética e na construção da confiança entre as instituições públicas e privadas e a sociedade civil. A ferramenta orienta as empresas na jornada para a governança transformacional, indo além da conformidade para se tornarem defensoras dos princípios de paz, justiça e instituições fortes", disse a CEO e diretora-executiva do Pacto Global da ONU, Sandra Ojiambo.

Com a sobreposição crescente e urgência nas questões ESG, a governança transformacional é um prisma por meio do qual as empresas podem expandir sua compreensão do "G" em ESG. Ele demonstra as razões e como empresas podem avaliar e implementar cada meta do ODS 16 por meio de atividades internas e externas, incluindo-as em todas as suas cadeias de suprimentos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Colaboração para o Portal PANROTAS

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!