Beatriz Contelli   |   02/08/2021 11:02   |   Atualizada em 03/08/2021 10:50

Crescimento sustentável nas empresas: o que é e como aplicar

A SAP Concur dispõe de ferramentas que contribuem para uma maior responsabilidade social das empresas


Divulgação
Para além da sustentabilidade, o crescimento sustentável engloba cultura organizacional e métricas de desempenho
Para além da sustentabilidade, o crescimento sustentável engloba cultura organizacional e métricas de desempenho
Diante das novas exigências da sociedade, o conceito de sustentabilidade passou a ser muito utilizado no mundo dos negócios. Mas, afinal, o que é crescimento sustentável de uma empresa?

Entendido como o crescimento realista que uma empresa suportaria sem enfrentar problemas estruturais ou financeiros, a principal premissa do crescimento sustentável é que uma empresa consiga maximizar suas vendas e receitas, sem precisar aumentar seus débitos.

O crescimento sustentável de uma empresa vai muito além da sustentabilidade. Existem algumas características que uma empresa deve desenvolver para alcançar a taxa de crescimento sustentável, como cultura organizacional e métricas de desempenho. A seguir, entenda quais são essas características e como aplicá-las em sua empresa.

Crescimento sustentável no nível econômico

O primeiro pilar da sustentabilidade empresarial é, sem dúvidas, o controle econômico. A grande questão resolvida aqui deve ser o quanto uma determinada empresa precisa ou pode crescer antes de necessitar de um empréstimo. Assim, é possível evitar ao máximo contrair dívidas e reduzir os seus custos, a fim de minimizar gastos desnecessários e controlar as despesas corporativas.

Com o cálculo da taxa de crescimento sustentável, a empresa não cresce menos do que o esperado e nem fica estagnada, mas também não cresce descontroladamente a ponto de precisar de subsídios financeiros para cobrir seus novos gastos.

Divulgação
Crescimento sustentável contribui para motivar os colaboradores e manter os clientes satisfeitos
Crescimento sustentável contribui para motivar os colaboradores e manter os clientes satisfeitos
Em consonância com o cálculo, é preciso que a empresa faça análises de risco que considerem mudanças dos cenários político e econômico, competitividade e tendências do público consumidor. Essas avaliações mostram detalhadamente qual é o potencial de mercado e, portanto, o nível de expansão necessário.

Ao entender o seu potencial de mercado, uma empresa que visa o crescimento sustentável poderá, então, direcionar seus recursos financeiros de modo mais estratégico, com o investimento em tecnologias e inovações, que possam otimizar e agilizar processos para maximizar as receitas, sem gerar grandes custos ou até mesmo reduzindo os gastos.

Crescimento sustentável no nível social

A promoção de uma cultura organizacional sólida, objetiva, diversa e inclusiva é fundamental para desenvolver trabalhadores motivados e orientados a resultados.

O crescimento sustentável no nível social proporciona melhor experiência para colaboradores e clientes. É indispensável que os gestores definam métricas de desempenho realistas e deixem claro aos consumidores que os produtos e serviços desenvolvidos pela empresa são de fato soluções, não meras utilidades.

Dessa forma, a empresa que se desenvolve com um crescimento sustentável garante que seus colaboradores queiram continuar fazendo parte de sua expansão e que seus clientes continuem satisfeitos.

Crescimento sustentável no nível ambiental

Ética e responsabilidade socioambiental devem andar ao lado da sustentabilidade empresarial, afinal, todas as empresas precisam de posicionamentos e ações responsáveis para com o meio ambiente e toda a sociedade.

Sendo mais do que uma questão legal, para que qualquer empresa tenha sucesso, ela precisa contribuir para o bem-estar coletivo. Por isso, o crescimento sustentável deve sair do plano burocrático e envolver também estratégias que considerem a sustentabilidade ambiental.

Crescimento sustentável com a SAP Concur

A SAP Concur tem como objetivo a reinvenção da gestão de despesas iniciadas por colaboradores e viagens corporativas, a fim de garantir maior controle econômico e responsabilidade social para as empresas.

Com o SAP Concur Travel & Expense, os colaboradores têm maior praticidade para realizar a prestação de contas, solicitar reembolsos e ter suas viagens a negócios inteiramente planejadas. Além disso, os gestores podem garantir o cumprimento da política de despesas da empresa, automatizar os processos e emitir relatórios de despesas de forma rápida, tendo maior controle e visibilidade financeira.

Quer saber o que é crescimento sustentável de uma empresa e como atingir essa expansão com a SAP Concur? Entre em contato e aprimore seu controle de despesas agora mesmo.

Tópicos relacionados