Karina Cedeño   |   28/03/2023 17:37

Ações de ESG são abordadas por empresas em evento da BCD

Iniciativas foram tema de debate, onde mostraram as melhores práticas e o que ainda pode ser feito


PANROTAS / Emerson Souza
Players do setor falaram sobre ações de ESG adotadas
Players do setor falaram sobre ações de ESG adotadas
O ESG com foco em viagens e eventos corporativos foi tema de destaque no BCD Elite Partner’s Meeting, realizado hoje (28) pela BCD Travel em São Paulo. Na ocasião, foi realizado um debate com diversos players do setor, que relataram quais ações voltadas à sustentabilidade, governança e inclusão têm promovido em suas empresas.

“Esse tema já deveria ser prática comum no dia a dia. Na área de audiovisual realizamos diversas ações voltadas à sustentabilidade, entre elas a redução do uso de pilhas e o uso de painéis de led. No que diz respeito à Tes Cenografia, fazemos a doação de todo o tecido da cenografia, que é transformado em bonecas e roupas. Temos parceria com o Grupo Primavera, que apoia 500 crianças em situação de vulnerabilidade em Campinas (SP), e as mães costuram bonecas para serem vendidas, o que gera renda a elas”, conta o CEO do Grupo R1, Raffaele Cecere.

As companhias aéreas também vêm fazendo um trabalho intenso de ESG. “A aviação responde por cerca de 5% a 6% da emissão de gás carbônico e o nosso setor tem que ter responsabilidade em cima disso. O propósito da Delta é zerar as emissões de CO2 até 2050, mas nós olhamos para a questão no curto prazo também. Pois a sustentabilidade inclui eliminar o plástico gerado, e passa também pelo combustível utilizado na frota de carros que transportam as bagagens. A cadeia de suprimentos é muito grande e tem que star nessa discussão também”, comenta o gerente de Vendas da Delta no Brasil, Danillo Barbizan.

Segundo ele, a Delta trabalha em cima de três pilares no que se refere ao ESG: a experiência do viajante, o uso de plástico, combustível e lixo gerado e a parte da operação em si. “Temos o objetivo de zerar as emissões até 2050, mas o objetivo é atingir essa meta muito antes”, destaca.

A coordenadora sênior de Relações Institucionais da Latam, Ligia Sato, conta que a companhia aérea tem uma estratégia consistente e robusta de ESG. “Nossa meta é ser carbono neutro até 2050, reduzir e compensar metade das emissões domésticas até 2030, eliminar a produção de resíduos a bordo e temos também um pilar de valor compartilhado, por meio do qual compartilhamos conectividade e oferecemos espaço nos aviões para situações de necessidade, como transportar insumos em uma situação de resgate, por exemplo”, comenta Ligia.

O gerente de Sustentabilidade da Localiza, Fernando Vilela, destacou que a empresa coloca a sustentabilidade como parte central da estratégia de seu negócio. "Em 2020 revisamos nossa matriz de materialidade e chegamos a três pilares: a questão ambiental, com a mobilidade sustentável, a social, por meio de projetos de empreendedorismo, e a de cultura e governança", destaca Vilela.

O painel foi mediado pela sustainability coordinator da BCD Travel, Carina Bernardes, e contou ainda com a participação de empresas como Siemens, Ernest & Young, Palácio Tangará e Janssen, que abordaram suas práticas tanto no setor de viagens quanto no geral.

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