Filip Calixto   |   19/03/2024 13:24

Turismo de natureza já corresponde a 60% do faturamento do setor

Levantamento do Sebrae mostra que ecoturismo é ofertado em 65% das empresas da indústria de viagens

Divulgação
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são os Estados com mais empresas que oferecem o ecoturismo como seu principal produto
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são os Estados com mais empresas que oferecem o ecoturismo como seu principal produto

Pesquisa organizada pelo Sebrae mostra que o Turismo ecológico e relacionado ao meio ambiente tem crescido de maneira consistente e surpreendente no Brasil. O levantamento chamado Ecoar mostra que esse modelo de Turismo já é responsável por quase 60% do faturamento dos pequenos negócios do setor. Ainda segundo o relatório, o ecoturismo já é ofertado em 65,9% das empresas da indústria de viagens.

  • A pesquisa foi realizada pelo Polo Sebrae de Ecoturismo;
  • Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura), Embratur e Ministério do Turismo participaram na elaboração;
  • Foram entrevistados cerca de 3,2 mil empresários do segmento.


Com a Chapada dos Guimarães, o Pantanal e as belezas naturais de Nobres, o Estado que mais atua no ecoturismo, de acordo com o levantamento, é o Mato Grosso (85,9% das empresas entrevistadas). Na sequência, o Mato Grosso do Sul conta com 83% das empresas atuando com ecoturismo – o que representa 70% do faturamento do setor no Estado. Já o Rio de Janeiro é o que apresentou o menor volume de ações voltadas ao ecoturismo (54,9% das empresas).

As atividades mais oferecidas nesse modelo de negócio são: caminhadas/trilhas, observação de vida silvestre, caminhada de longo curso, cicloturismo e montanhismo.

"A pesquisa mostra um resultado expressivo que nos possibilita promover ainda mais o ecoturismo entre os pequenos negócios e orientar as políticas públicas para os próximos anos com ações mais assertivas", destacou a coordenadora de Turismo do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro. "O estudo nos mostra que o caminho para o desenvolvimento sustentável passa, necessariamente, pelos pequenos negócios, e nos insere de vez na promoção da agenda da economia verde, um dos temas propostos para a COP30, que será realizada em Belém (PA), em 2025", completou.

O estudo ainda apontou os principais desafios que são enfrentados pelos empresários para o desenvolvimento do ecoturismo no Brasil, como: a necessidade de envolvimento das comunidades locais, a gestão de impactos e a preservação do ambiente, parcerias entre as entidades públicas e as empresas para comercialização do produto ecoturismo, além da implementação de procedimentos e normas técnicas.

PANROTAS / Filip Calixto
O levantamento ainda apontou os principais desafios que são enfrentados pelos empresários para o desenvolvimento do ecoturismo no Brasil
O levantamento ainda apontou os principais desafios que são enfrentados pelos empresários para o desenvolvimento do ecoturismo no Brasil

Apoio do Sebrae

Para apoiar os pequenos negócios do setor, o Sebrae atuou junto a mais de 2,1 mil empresas de Turismo em 2023, por meio do Programa Brasil Mais Produtivo, com a realização de 57 ações. O resultado é que esses negócios alcançaram, em média, um aumento de 15,6% no faturamento.

As ações voltadas para o setor de ecoturismo estão alinhadas com a metodologia de DTI (Destinos Turísticos Inteligentes), do Ministério do Turismo. Um dos produtos é a realização de um diagnóstico para verificar o status de maturidade dos municípios. Nesse diagnóstico são avaliadas sete dimensões: tecnologia, governança, experiência do Turismo e a sustentabilidade ambiental, social, econômica e de acessibilidade.

"O mercado de ecoturismo é de US$ 181 bilhões e o Brasil é o melhor destino de ecoturismo do mundo, ocupando o primeiro lugar entre mais de 150 países. Em todas as regiões brasileiras existe potencial para esse ramo do Turismo", ressaltou diretora do Polo de Ecoturismo do Sebrae, localizado na cidade de Bonito (MS), Isabela Monteiro.

Por meio do Sebrae, os empreendedores também têm acesso a outras iniciativas, como o Polo de Ecoturismo, que produz e dissemina conteúdos voltados a ajudar os pequenos negócios; o Programa Aventura Natural; o Mapeamento do Enoturismo e os Agentes de Roteiros Turísticos.

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