Laura Enchioglo   |   06/03/2024 16:52

Viajantes sabem o que uma viagem sustentável significa? Estudo revela

Pesquisa inédita da Phocuswright foi apresentada no Fórum PANROTAS 2024


PANROTAS/Gute Garbelotto
Carolinas Sass de Haro, da Mapie, apresentou estudo no Fórum PANROTAS
Carolinas Sass de Haro, da Mapie, apresentou estudo no Fórum PANROTAS

No Fórum PANROTAS 2024, a Mapie, por meio da participação de sua sócia-diretora, Carolina Sass de Haro, revelou dados de uma pesquisa inédita da PhocusWright sobre sustentabilidade nas viagens. O estudo revelou a discrepância entre crença e ação quando o assunto é sustentabilidade no Turismo, e respondeu à pergunta: viajantes sabem o que uma viagem sustentável significa?

A reposta é que, para os viajantes, práticas sustentáveis estão ligadas à parte ambiental, e elas são relacionadas a fatores simples, como:

  • Recolher lixo;
  • Desligar luzes e ar condicionado ao sair;
  • Evitar troca de enxoval diária;
  • Reciclar;
  • Evitar plástico de uso único;
  • Priorizar o transporte público.


Alguns aspectos culturais/sociais reconhecidos foram respeitar costumes e tradições locais e obedecer regras de onde ir.

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Meios de hospedagem

A pesquisa também revelou que há uma discrepância entre crenças e vontades da ação final quando o assunto é sustentabilidade. No meio de hospedagem, por exemplo, 50% dos viajantes disseram ser provável a escolha do empreendimento baseado no seu cuidado com o meio ambiente, apesar do preço. No entanto, apenas 8% realmente colocam a sustentabilidade no top 5 fatores que influenciam essa escolha quando há mesmo preço, localização e conforto.

Transportes

A realidade é parecida quando o assunto é transporte. Por isso, o painel também contou com um bate papo com Oskar Kedor, CEO da Mobility, e Pablo Toledo, CMO da BYD. Para Kedor, o primeiro passo é a conscientização e preparo do agente de viagens para que, além de tudo, o aluguel de um carro elétrico não se torne um problema para o cliente.

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Destinos

No caso de destinos, a proporção crença x ação foi um pouco diferente. 50% dos entrevistados apontaram preferir visitar destinos menos conhecidos e tumultuados e 29% afirmou ficar em áreas menos conhecidas para evitar multidões. Mesmo assim, viajantes não entendem dispersão de destinos como sustentabilidade.

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De quem é essa responsabilidade?

Para a pesquisa, o governo é o grande responsável para a redução de carbono no Turismo. Os viajantes, no entanto, ficam em terceiro lugar.

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Neste sentido, a questão que fica é: como reduzir essa discrepância entre crença e ação que o estudo apontou? Para a Mapie, alguns pontos precisam ser levados em conta:

  • Aumentar opções sustentáveis;
  • Fazer com que seja fácil de encontrar opções sustentáveis;
  • Mostrar que a sustentabilidade pode ser acessível;
  • Ajudar a compreender que sustentabilidade vai além do ambiental.

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