Viajantes sabem o que uma viagem sustentável significa? Estudo revela
Pesquisa inédita da Phocuswright foi apresentada no Fórum PANROTAS 2024
![Carolinas Sass de Haro, da Mapie, apresentou estudo no Fórum PANROTAS](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/391885/e512e51de02d263cf5e79e9fdb63f137gut8252/0,179,2560,1528/1206,720,0.31/0/default.jpg)
No Fórum PANROTAS 2024, a Mapie, por meio da participação de sua sócia-diretora, Carolina Sass de Haro, revelou dados de uma pesquisa inédita da PhocusWright sobre sustentabilidade nas viagens. O estudo revelou a discrepância entre crença e ação quando o assunto é sustentabilidade no Turismo, e respondeu à pergunta: viajantes sabem o que uma viagem sustentável significa?
A reposta é que, para os viajantes, práticas sustentáveis estão ligadas à parte ambiental, e elas são relacionadas a fatores simples, como:
- Recolher lixo;
- Desligar luzes e ar condicionado ao sair;
- Evitar troca de enxoval diária;
- Reciclar;
- Evitar plástico de uso único;
- Priorizar o transporte público.
Alguns aspectos culturais/sociais reconhecidos foram respeitar costumes e tradições locais e obedecer regras de onde ir.
![](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/391881/a85013971f328696de6a0cdc6146e891capturadetela20240306162535/0,0,1391,779/1391,779,1/0/default.png)
Meios de hospedagem
A pesquisa também revelou que há uma discrepância entre crenças e vontades da ação final quando o assunto é sustentabilidade. No meio de hospedagem, por exemplo, 50% dos viajantes disseram ser provável a escolha do empreendimento baseado no seu cuidado com o meio ambiente, apesar do preço. No entanto, apenas 8% realmente colocam a sustentabilidade no top 5 fatores que influenciam essa escolha quando há mesmo preço, localização e conforto.
Transportes
A realidade é parecida quando o assunto é transporte. Por isso, o painel também contou com um bate papo com Oskar Kedor, CEO da Mobility, e Pablo Toledo, CMO da BYD. Para Kedor, o primeiro passo é a conscientização e preparo do agente de viagens para que, além de tudo, o aluguel de um carro elétrico não se torne um problema para o cliente.
![](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/391883/a85013971f328696de6a0cdc6146e891capturadetela20240306162833/0,0,1393,780/1393,780,1/0/default.png)
Destinos
No caso de destinos, a proporção crença x ação foi um pouco diferente. 50% dos entrevistados apontaram preferir visitar destinos menos conhecidos e tumultuados e 29% afirmou ficar em áreas menos conhecidas para evitar multidões. Mesmo assim, viajantes não entendem dispersão de destinos como sustentabilidade.
![](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/391882/a85013971f328696de6a0cdc6146e891capturadetela20240306162816/0,0,1392,780/1392,780,1/0/default.png)
De quem é essa responsabilidade?
Para a pesquisa, o governo é o grande responsável para a redução de carbono no Turismo. Os viajantes, no entanto, ficam em terceiro lugar.
![](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/391884/928b010114d6bf8c236c1c8cfa55e86ccapturadetela20240306163739/0,0,1389,778/1389,778,1/0/default.png)
Neste sentido, a questão que fica é: como reduzir essa discrepância entre crença e ação que o estudo apontou? Para a Mapie, alguns pontos precisam ser levados em conta:
- Aumentar opções sustentáveis;
- Fazer com que seja fácil de encontrar opções sustentáveis;
- Mostrar que a sustentabilidade pode ser acessível;
- Ajudar a compreender que sustentabilidade vai além do ambiental.