Laura Enchioglo   |   06/03/2024 16:52

Viajantes sabem o que uma viagem sustentável significa? Estudo revela

Pesquisa inédita da Phocuswright foi apresentada no Fórum PANROTAS 2024


PANROTAS/Gute Garbelotto
Carolinas Sass de Haro, da Mapie, apresentou estudo no Fórum PANROTAS
Carolinas Sass de Haro, da Mapie, apresentou estudo no Fórum PANROTAS

No Fórum PANROTAS 2024, a Mapie, por meio da participação de sua sócia-diretora, Carolina Sass de Haro, revelou dados de uma pesquisa inédita da PhocusWright sobre sustentabilidade nas viagens. O estudo revelou a discrepância entre crença e ação quando o assunto é sustentabilidade no Turismo, e respondeu à pergunta: viajantes sabem o que uma viagem sustentável significa?

A reposta é que, para os viajantes, práticas sustentáveis estão ligadas à parte ambiental, e elas são relacionadas a fatores simples, como:

  • Recolher lixo;
  • Desligar luzes e ar condicionado ao sair;
  • Evitar troca de enxoval diária;
  • Reciclar;
  • Evitar plástico de uso único;
  • Priorizar o transporte público.


Alguns aspectos culturais/sociais reconhecidos foram respeitar costumes e tradições locais e obedecer regras de onde ir.

Reprodução

Meios de hospedagem

A pesquisa também revelou que há uma discrepância entre crenças e vontades da ação final quando o assunto é sustentabilidade. No meio de hospedagem, por exemplo, 50% dos viajantes disseram ser provável a escolha do empreendimento baseado no seu cuidado com o meio ambiente, apesar do preço. No entanto, apenas 8% realmente colocam a sustentabilidade no top 5 fatores que influenciam essa escolha quando há mesmo preço, localização e conforto.

Transportes

A realidade é parecida quando o assunto é transporte. Por isso, o painel também contou com um bate papo com Oskar Kedor, CEO da Mobility, e Pablo Toledo, CMO da BYD. Para Kedor, o primeiro passo é a conscientização e preparo do agente de viagens para que, além de tudo, o aluguel de um carro elétrico não se torne um problema para o cliente.

Reprodução

Destinos

No caso de destinos, a proporção crença x ação foi um pouco diferente. 50% dos entrevistados apontaram preferir visitar destinos menos conhecidos e tumultuados e 29% afirmou ficar em áreas menos conhecidas para evitar multidões. Mesmo assim, viajantes não entendem dispersão de destinos como sustentabilidade.

Reprodução

De quem é essa responsabilidade?

Para a pesquisa, o governo é o grande responsável para a redução de carbono no Turismo. Os viajantes, no entanto, ficam em terceiro lugar.

Reprodução

Neste sentido, a questão que fica é: como reduzir essa discrepância entre crença e ação que o estudo apontou? Para a Mapie, alguns pontos precisam ser levados em conta:

  • Aumentar opções sustentáveis;
  • Fazer com que seja fácil de encontrar opções sustentáveis;
  • Mostrar que a sustentabilidade pode ser acessível;
  • Ajudar a compreender que sustentabilidade vai além do ambiental.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3768 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor