Da Redação   |   09/04/2024 19:00   |   Atualizada em 09/04/2024 19:01

Simone Scorsato, da BLTA, explica nova marca Xodó

CEO da associação falou com exclusividade ao Portal PANROTAS sobre proximidade com o mercado brasileiro


PANROTAS/Mari Campos
Simone Scorsato, CEO da BLTA
Simone Scorsato, CEO da BLTA

Em março, a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) lançou uma segunda marca, a Xodó, exclusiva para o mercado nacional - e que já pode ser vista em novos perfis nas redes sociais.

Durante o II Encontro ESG BLTA, realizado durante essa semana em Itacaré, na Bahia, Simone Scorsato, CEO da associação, explicou com exclusividade para o Portal PANROTAS o por quê da criação de uma nova marca 100% brasileira. A começar pela escolha da palavra 'xodó', de etimologia africana, que acabou intimamente ligada ao carinho e aos afetos no Brasil.

"A marca Xodó nasceu da necessidade de trabalhar domesticamente a identidade brasileira na marca da instituição. A BLTA continua sendo nossa associação, sobretudo para o mercado internacional. Mas a marca Xodó nasce para que o consumidor final também reconheça que a BLTA é um selo de qualidade, de excelência em hospitalidade"

Simone Scorsato, CEO da BLTA
Mari Campos
Pedro Treacher, diretor da Ocanto e vice-presidente de sustentabilidade da BLTA, com Simone Scorsato, CEO da BLTA
Pedro Treacher, diretor da Ocanto e vice-presidente de sustentabilidade da BLTA, com Simone Scorsato, CEO da BLTA

A CEO da BLTA explica também que a adoção da Xodó no mercado nacional busca criar proximidade da associação com o consumidor brasileiro, além de fortalecer suas relações institucionais e governamentais locais.

"A ideia principal é que o grupo de associados consiga se mostrar não apenas para o trade, que já o conhece, mas também para o consumidor final", acrescenta. "E ainda queremos criar vários 'xodós': xodó de sustentabilidade, xodó de natureza, xodó de bem-estar".

Turismo doméstico impulsionou "xodó"

Foi com a intensificação do Turismo doméstico na pandemia que a associação identificou a necessidade de se aproximar também dos viajantes brasileiros. "No mercado doméstico, as 'letrinhas' da BLTA não significam diretamente nada, tanto que algumas pessoas confundiam a sigla com frequência. A Xodó demarca um território afetivo na construção do reconhecimento da nossa excelência em hospitalidade", diz Simone.

PANROTAS/Mari Campos
Associados BLTA reunidos em Itacaré (BA) no II Encontro ESG BLTA
Associados BLTA reunidos em Itacaré (BA) no II Encontro ESG BLTA

A nova marca foi lançada oficialmente no dia 13 de março, em Brasília, com a presença dos hoteleiros associados e entidades governamentais. Novos eventos para apresentação da marca ao trade turístico devem acontecer em breve.

Encontro ESG BLTA

Durante o II Encontro ESG BLTA, que reúne essa semana executivos e hoteleiros associados para discutir o futuro sustentável e responsável de seus negócios, a associação deixou claro que a nova marca Xodó é uma evolução natural da sigla BLTA para ampliar o entendimento público da marca no Brasil, com mais brasilidade e maior aproximação não apenas junto a agentes e consultores de viagem, mas também junto ao público final.

"Nossa expectativa é que as pessoas reconheçam, de uma forma afetiva, a Xodó como referência em hospitalidade. E, por outro lado, que o mesmo afeto com que as propriedades recebem seus hóspedes seja também replicado pelas lideranças junto a seus colaboradores".

A chegada da Xodó também deve agregar novos membros ao portfólio da BLTA, que atualmente está analisando diversos pedidos de associação. Criada em 2008, a BLTA conta hoje com 59 associados (54 hotéis e 5 operadoras) no País e promete trabalhar de maneira cada vez mais intensa para desenvolver e aprimorar o Turismo de luxo verdadeiramente sustentável no Brasil.

Por Mari Campos, especial para o Portal PANROTAS, a convite da BLTA.

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