Da Redação   |   09/04/2024 19:00
Atualizada em 09/04/2024 19:01

Simone Scorsato, da BLTA, explica nova marca Xodó

CEO da associação falou com exclusividade ao Portal PANROTAS sobre proximidade com o mercado brasileiro


PANROTAS/Mari Campos
Simone Scorsato, CEO da BLTA
Simone Scorsato, CEO da BLTA

Em março, a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) lançou uma segunda marca, a Xodó, exclusiva para o mercado nacional - e que já pode ser vista em novos perfis nas redes sociais.

Durante o II Encontro ESG BLTA, realizado durante essa semana em Itacaré, na Bahia, Simone Scorsato, CEO da associação, explicou com exclusividade para o Portal PANROTAS o por quê da criação de uma nova marca 100% brasileira. A começar pela escolha da palavra 'xodó', de etimologia africana, que acabou intimamente ligada ao carinho e aos afetos no Brasil.

"A marca Xodó nasceu da necessidade de trabalhar domesticamente a identidade brasileira na marca da instituição. A BLTA continua sendo nossa associação, sobretudo para o mercado internacional. Mas a marca Xodó nasce para que o consumidor final também reconheça que a BLTA é um selo de qualidade, de excelência em hospitalidade"

Simone Scorsato, CEO da BLTA
Mari Campos
Pedro Treacher, diretor da Ocanto e vice-presidente de sustentabilidade da BLTA, com Simone Scorsato, CEO da BLTA
Pedro Treacher, diretor da Ocanto e vice-presidente de sustentabilidade da BLTA, com Simone Scorsato, CEO da BLTA

A CEO da BLTA explica também que a adoção da Xodó no mercado nacional busca criar proximidade da associação com o consumidor brasileiro, além de fortalecer suas relações institucionais e governamentais locais.

"A ideia principal é que o grupo de associados consiga se mostrar não apenas para o trade, que já o conhece, mas também para o consumidor final", acrescenta. "E ainda queremos criar vários 'xodós': xodó de sustentabilidade, xodó de natureza, xodó de bem-estar".

Turismo doméstico impulsionou "xodó"

Foi com a intensificação do Turismo doméstico na pandemia que a associação identificou a necessidade de se aproximar também dos viajantes brasileiros. "No mercado doméstico, as 'letrinhas' da BLTA não significam diretamente nada, tanto que algumas pessoas confundiam a sigla com frequência. A Xodó demarca um território afetivo na construção do reconhecimento da nossa excelência em hospitalidade", diz Simone.

PANROTAS/Mari Campos
Associados BLTA reunidos em Itacaré (BA) no II Encontro ESG BLTA
Associados BLTA reunidos em Itacaré (BA) no II Encontro ESG BLTA

A nova marca foi lançada oficialmente no dia 13 de março, em Brasília, com a presença dos hoteleiros associados e entidades governamentais. Novos eventos para apresentação da marca ao trade turístico devem acontecer em breve.

Encontro ESG BLTA

Durante o II Encontro ESG BLTA, que reúne essa semana executivos e hoteleiros associados para discutir o futuro sustentável e responsável de seus negócios, a associação deixou claro que a nova marca Xodó é uma evolução natural da sigla BLTA para ampliar o entendimento público da marca no Brasil, com mais brasilidade e maior aproximação não apenas junto a agentes e consultores de viagem, mas também junto ao público final.

"Nossa expectativa é que as pessoas reconheçam, de uma forma afetiva, a Xodó como referência em hospitalidade. E, por outro lado, que o mesmo afeto com que as propriedades recebem seus hóspedes seja também replicado pelas lideranças junto a seus colaboradores".

A chegada da Xodó também deve agregar novos membros ao portfólio da BLTA, que atualmente está analisando diversos pedidos de associação. Criada em 2008, a BLTA conta hoje com 59 associados (54 hotéis e 5 operadoras) no País e promete trabalhar de maneira cada vez mais intensa para desenvolver e aprimorar o Turismo de luxo verdadeiramente sustentável no Brasil.

Por Mari Campos, especial para o Portal PANROTAS, a convite da BLTA.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11147 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS