Da Redação   |   06/12/2024 10:55
Atualizada em 06/12/2024 10:57

Tomorrow Blue Economy reúne especialistas para debater futuro dos oceanos; veja fotos

Emma Cobos, diretora do Porto de Barcelona, diz que cidade quer ser hub de inovação da economia oceânica

PANROTAS / Marluce Balbino
Durante os dias 4 e 5 de dezembro, o conjunto de equipamentos culturais do Caminho Niemeyer sediou a primeira edição brasileira do congresso global Tomorrow Blue Economy
Durante os dias 4 e 5 de dezembro, o conjunto de equipamentos culturais do Caminho Niemeyer sediou a primeira edição brasileira do congresso global Tomorrow Blue Economy

NITERÓI (RJ) - Foram dois dias seguidos de chuva, com a vista para a Baía de Guanabara e o Rio de Janeiro encoberta por nuvens cinzas. Mas estava tudo azul dentro do Teatro Popular Oscar Niemeyer, às margens da baía, em Niterói (RJ).

Durante os dias 4 e 5 de dezembro, o conjunto de equipamentos culturais do Caminho Niemeyer sediou a primeira edição brasileira do congresso global Tomorrow Blue Economy, dedicado a promover e desenvolver a economia azul, ou economia oceânica, fomentando discussões e negócios.

No encontro, especialistas brasileiros e estrangeiros mergulharam em debates sobre sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e educação. O evento foi organizado pela consultoria iCities, baseada em Curitiba (PR), e pela Fira Barcelona, com a parceria da Prefeitura de Niterói. Em Barcelona, o Tomorrow Blue Economy já é realizado há cinco anos.

O segundo e último dia do congresso teve início com uma palestra do keynote speaker mais esperado, o economista e empresário belga Gunter Pauli. O criador do conceito de economia azul, recebido com assobios entusiasmados dos muitos estudantes na plateia, deixou claro que erradicar a pobreza é fundamental para o desenvolvimento sustentável. Foi aplaudido de pé.

Na parte da tarde, a keynote speaker foi a economista Emma Cobos, diretora de Inovação e Estratégias de Negócios do Porto de Barcelona. Apresentada por Eduardo Marques, sócio-diretor de Estratégia e Inovação da iCities, Emma discursou sobre o compromisso do porto com o desafio de equilibrar crescimento econômico com desenvolvimento sustentável.

“Não é fácil falar depois do Gunter Pauli”, brincou Emma. “Em Barcelona, o porto abraça a cidade e vice-versa. Estão integrados. Economia azul gera empregos. Mais de 37 mil pessoas trabalham no Porto de Barcelona. O uso sustentável dos recursos marinhos promove o crescimento da economia e protege os oceanos. Da logística à energia limpa, dos esportes aquáticos às tecnologias mais avançadas, o objetivo é um só: sustentabilidade”.

Emma ilustrou a palestra “Compromisso do Porto de Barcelona com a economia azul: aprendizados e lições” com alguns dados de um estudo sobre economia oceânica publicado pela Comissão Europeia em 2024, que mostram que 71% do planeta é ocupado por ecossistemas marinhos e 3,56 milhões de pessoas trabalham no setor na União Europeia. Segundo o relatório, são cinco os segmentos que mais crescem na economia azul:

  1. Navegação, portos e estaleiros (transporte, comércio, indústria)
  2. Energia marinha renovável (ventos, ondas, marés, biocombustíveis)
  3. Turismo marítimo e litorâneo sustentável (cruzeiros)
  4. Biotecnologia marinha (remédios)
  5. Aquicultura sustentável (fazendas de peixes, frutos do mar e plantas marinhas)

Emma detalhou ainda o plano estratégico para que o Porto de Barcelona seja cada vez mais sustentável e, até 2027, se torne um hub de inovação azul na cidade:

“A estratégia de economia azul não é só do porto, e sim da cidade. Queremos ser um dos centros europeus de economia azul. Precisamos de espaço para que toda essa inovação aconteça, criar um ecossistema, e é isso que temos feito nos últimos dois anos”.


A PANROTAS é media partner do Tomorrow Blue Economy Niterói. Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11141 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS