Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025 anuncia 56 semifinalistas; confira
Cerimônia que revelará vencedores será realizada em 8 de dezembro, em Belém do Pará, após a COP30

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025 já tem seus semifinalistas definidos, com 56 iniciativas de diversas regiões do País avançando para a próxima etapa da premiação. Foram 109 inscrições válidas, oriundas de 20 Estados brasileiros. As semifinalistas estão distribuídas entre três categorias: 30 na categoria Experiência/Produto, 18 em Gestão/Governança e oito na recém-criada categoria Comunidades Locais.
Entre os perfis de participantes, 36 iniciativas foram inscritas por Parceiros de Negócios, 11 por Parceiros Institucionais, seis por Comunidades Locais e três por Operadoras Associadas à Braztoa – refletindo a pluralidade e o engajamento de diferentes atores do ecossistema do Turismo sustentável.
Os semifinalistas representam todas as cinco macrorregiões brasileiras, com origem em 17 Estados diferentes. O Pará se destaca com 12 iniciativas selecionadas, seguido por São Paulo, com nove, e Minas Gerais, com seis.
As iniciativas semifinalistas também demonstram forte alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Somadas, elas apresentam aderência a todos os 17 ODS, evidenciando a amplitude e o compromisso das práticas com múltiplas dimensões do desenvolvimento sustentável.
Entre os ODS com maior presença nas iniciativas estão: ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, com 50% de aderência, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis (38%), ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis (30%), ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima (27%), ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e ODS 4 – Educação de Qualidade, cada um com 25%, e ODS 10 – Redução das Desigualdades (23%).
O destaque vai para o impacto nas comunidades locais (98%) e nos turistas (95%), evidenciando a preocupação em gerar valor para quem vive nos territórios e para quem os visita. Também se destacam os efeitos positivos sobre os colaboradores e o meio ambiente/ecossistemas, ambos com 86%, seguidos por sociedade em geral (82%) e por parceiros e empreendedores locais com 79% cada de incidência.
Outros públicos igualmente impactados incluem, fornecedores (75%), entidades representativas (57%), governos (52%) e a academia (30%) – mostrando que as iniciativas vão além da operação direta, influenciando políticas, relações institucionais e até o conhecimento produzido sobre turismo e sustentabilidade.
As iniciativas também apresentam um alcance expressivo em diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável, atuando de forma integrada e multidisciplinar. A dimensão social aparece como a mais abrangente, presente em 95% das ações semifinalistas, seguida da ambiental (91%), econômica (86%), cultural (82%) e territorial (80%), o que evidencia o compromisso com o equilíbrio entre pessoas, planeta e prosperidade.
Também chamam atenção os impactos nas dimensões tecnológica (46%) e política (43%), indicando avanços em inovação, digitalização e influência sobre políticas públicas e governança – aspectos fundamentais para a transformação estrutural do turismo e sua capacidade de gerar mudanças duradouras.
“Desde a criação do prêmio, já recebemos mais 1 mil iniciativas inscritas e reconhecemos mais de 105 cases de destaque. A sustentabilidade já é uma pauta concreta e presente na forma como o Turismo está sendo pensado e praticado no Brasil. O prêmio segue sendo uma importante forma de reconhecimento para as práticas sustentáveis no Turismo, incentivando a inovação, a responsabilidade e o compromisso com o desenvolvimento sustentável do nosso setor no País e com o futuro, além de inspirar, compartilhar e multiplicar caminhos possíveis. Agradecemos e parabenizamos a todos os participantes por suas contribuições e celebramos os semifinalistas por alcançarem essa etapa”
Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa
A lista completa dos semifinalistas, em ordem alfabética, pode ser acessada em www.braztoa.com.br. A cerimônia que revelará os vencedores será realizada no dia 8 de dezembro, em Belém do Pará, após a COP30.