Abav Expo anuncia 2ª edição da Jornada do Turismo 2030 com foco em sustentabilidade
Iniciativa debate o futuro do setor sob a ótica da responsabilidade climática e da regeneração ambiental

Debater o futuro do setor sob a ótica da sustentabilidade e da responsabilidade climática é o objetivo da 2ª edição da Jornada Turismo 2030, que será realizada durante a Abav Expo 2025, entre os dias 8 e 10 de outubro, no Riocentro. A iniciativa integra a programação do Abav Talks, uns dos destaques do evento, no dia 9, das 15 às 18h45, na Arena Pontal.
Agora, em 2025, a 2ª Jornada do Turismo 2030 contará com uma grade exclusiva de conteúdo, inteiramente dedicada à pauta climática. Lideranças, especialistas e gestores estarão reunidos para debater caminhos e compartilhar práticas que promovam transparência, regeneração e inovação em modelos de desenvolvimento para o Turismo. A curadoria de conteúdo desta edição é assinada por Jeanine Pires, sócia-diretora da Pires Inteligência em Turismo.
“O Turismo, responsável por cerca de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa e, ao mesmo tempo, um dos setores mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas, é chamado a assumir um papel de protagonismo. A Jornada do Turismo 2030 nasceu com esse propósito: estimular a responsabilidade climática, reduzir impactos ambientais e posicionar a atividade como vetor de regeneração cultural, ambiental e social”
Presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros
Confira, abaixo, os destaques da 2ª Jornada Turismo 2030:
- 1º Painel - 15h00 – 15h45 | COP30 – O que está em jogo para o Brasil?
Lucas Grilo, gerente técnico sênior de finanças sustentáveis e economia circular do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável; e Jeanine Pires, estrategista de Vozes e Lugares.
- 2º Painel - 16h00 – 16h45 | Eco+ – Turismo, Carbono e Circularidade
Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan; Eduardo Calderon, diretor de Operações e Engenharia da Gol; Vinicius Crespo, diretor executivo do Instituto de Sustentabilidade da Fecomércio RJ.
- 3º Painel - 17h00 – 17h45 | Águas+ – Turismo nas Zonas Costeiras e Regeneração Marinha
Rudã Fernandes, CEO e Fundador da Biofábrica de Corais; Guy Marcovaldi, coordenador Nacional do Projeto Tamar; Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.
- 4º Painel - 18h00 – 18h45 | Cultura+ – Patrimônio, Música e Identidade
Antonio Pita, cofundador e COO da Diáspora.Black; Manuhã Pataxó (Eduardo Ferreira), guia e comunicador do Tibá Etnoturismo (BA); Luciane De Lamare, fundadora e Presidente do Instituto Aupaba