Beatriz Contelli   |   28/08/2025 13:20

Floresta líquida? Veja proposta inédita de parque em São Paulo

Instalação inclui cinco árvores tecnológicas que realizam a purificação do ar


Parque Capivari
Árvores tecnológicas do Parque Capivari
Árvores tecnológicas do Parque Capivari

O conceito de coolcations — viagens para destinos mais frescos em substituição a locais quentes no verão — tem ganhado força diante das mudanças climáticas. A tendência foi citada pela doutoranda em Desenvolvimento Sustentável da UnB, Jaqueline Gil, durante reunião do Comitê de Sustentabilidade Adibra & Sindepat. Ela destacou que o Brasil deve lançar ainda este ano o Plano de Adaptação da Indústria do Turismo para as Mudanças Climáticas, antes da COP 30, como ferramenta essencial para a descarbonização do setor.

A pauta reforça o papel do Turismo tanto no problema quanto na solução. Exemplo disso é o Parque Capivari, em Campos do Jordão (SP), que acaba de instalar a primeira Floresta Líquida do mundo. São cinco árvores tecnológicas que, com microalgas e energia solar, realizam purificação do ar equivalente a 200 árvores naturais. Além do impacto ambiental, o projeto visa cumprir função educativa ao sensibilizar visitantes sobre a urgência da neutralização de emissões.

Na blogosfera da PANROTAS, a jornalista Izabel Reigada se debruça sobre o tema e apresenta como iniciativas como essa mostram caminhos para que parques, atrações e empresas turísticas ampliem práticas sustentáveis.

Clique aqui para ler mais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatriz Contelli

Conteúdos por

Beatriz Contelli

Beatriz Contelli tem 5172 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Anhembi Morumbi com pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela FAAP. Entrou na PANROTAS em 2019, com foco especialmente em Branded Content, e, desde 2024, atua como repórter da redação.