Copastur e Lufthansa promovem evento sobre ESG e ancestralidade; veja fotos
Encontro reuniu vozes indígenas e executivos para debater um futuro mais consciente

A Copastur, em parceria com a Lufthansa, realizou na última terça-feira (16) um encontro que reuniu líderes empresariais, ambientais e especialistas para debater o papel do setor corporativo na agenda ESG, em um momento estratégico de preparação para a COP30.
Veja o álbum de fotos abaixo
O evento aconteceu em São Paulo e contou com painéis, apresentações e palestras no formato Talks, trazendo perspectivas sobre como empresas podem alinhar suas práticas a um futuro mais sustentável, justo e regenerativo, além de destacar a importância da preparação do setor privado para os debates da COP30.
“O planeta vai sobreviver com ou sem humanos. Se quisermos continuar existindo juntos, precisamos fazer alguma coisa”, ponderou o CEO da Copastur, Edmar Mendoza, durante a abertura do evento, destacando a urgência de ações concretas por parte do setor corporativo.
O encontro começou com um debate sobre tendências ESG, mediado pela socióloga Lia Rizzo. Annette Taeuber, diretora da Lufthansa e Swiss no Brasil, destacou a responsabilidade do setor aéreo e lembrou que a empresa foi pioneira em adotar metas climáticas baseadas em ciência. Já Elaine Dantas, CHRO da Copastur, afirmou que ESG deixou de ser diferencial e se tornou requisito estratégico de negócios.
Um dos momentos mais marcantes foi conduzido por Jennyfer e Naiá Tupinambá. Elas lembraram as violências históricas contra povos indígenas, celebraram a repatriação do manto Tupinambá e reforçaram a importância da demarcação de terras para o enfrentamento das mudanças climáticas, destacando ainda o crescimento do Turismo sustentável.
A inclusão também ganhou espaço com a jornalista Jessica Paula, fundadora do Passaporte Acessível, que mostrou que 55% da população necessita de recursos de acessibilidade e que esse público possui alto poder aquisitivo. Ela alertou que não é possível falar em ESG sem considerar inclusão.