Copastur expande operações para América Central e Caribe; veja estratégia
Agora, TMC passa a atuar na Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Panamá e República Dominicana

A Copastur acaba de dar um novo passo em sua estratégia de expansão. Já há quatro anos focando na internacionalização – que começou na América do Sul, com aberturas de escritórios na Argentina, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru e Uruguai –, chegou a vez de aterrissar na América Central e Caribe.
Agora, a TMC brasileira passa a atuar regionalmente na Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Panamá e República Dominicana, com escritórios físicos, gerentes comerciais, consultores e demais detalhes para a operação.
“O dinamismo econômico da América Central e do Caribe gera mais de 1,2 milhão de viagens corporativas anualmente, impulsionadas por setores-chave como finanças, tecnologia, saúde e indústria. Com a expansão, o objetivo é oferecer às empresas multinacionais uma gestão integrada de viagens baseada em pilares fundamentais”
Felipe Mesquita, gerente para América Latina e responsável pela internacionalização da Copastur
Segundo Mesquita, são quatro os fundamentos da TMC no processo de expansão e também na diferenciação no setor:
- Escritórios físicos em cada país, garantindo atendimento local em língua nativa e proximidade cultural;
- Economia nas emissões realizadas no ponto de venda, com negociações locais e forma de pagamento no país emissor, o que permitem formas de pagamento sem custos adicionais;
- Tecnologias proprietárias, que oferecem visibilidade, relatórios unificados e padronização de processos para clientes multinacionais;
- Modelo de atendimento completo 24/7 em múltiplos idiomas, somado ao compromisso com práticas sustentáveis e responsabilidade social.
Próximos passos da ampliação
A expansão da Copastur segue um modelo de investimento faseado, ajustado a cada mercado. Na primeira fase, a consolidação nos principais mercados da América do Sul (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai, Uruguai) e México.

Na fase dois, que acaba de ocorrer, a entrada nos principais países da América Central e Caribe, com foco em hubs estratégicos de negócios e conectividade aérea.
E, para a fase três, o plano é a conclusão da expansão até o primeiro semestre de 2026, com presença em outros países do Caribe, como Belize, Barbados, Ilhas Cayman e Trinidad e Tobago, garantindo cobertura integral do México até a Argentina.
“Nosso plano prevê um payback estimado entre 24 e 36 meses, sustentado pela captura de clientes multinacionais já presentes na carteira da Copastur e pela conquista de novas empresas que buscam gestão integrada e redução de custos de viagens na região. O intuito é levar nossa expertise, cultura, marca, e adequar tudo isso a cada região e às questões políticas e fiscais. Inovação e tecnologia é importante, mas precisa ter o ser humano, que é o nosso diferencial. Por isso implementamos isso em cada escritório pelas Américas”, conclui Mesquita.