Braztoa e Embratur lançam Catálogo de Experiências Sustentáveis do Brasil
Embratur também apoiará edição 2025 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

A Braztoa e a Embratur se uniram com o objetivo de reconhecer e promover no Exterior as experiências turísticas brasileiras sustentáveis. A parceria estratégica envolve o apoio institucional da Embratur à edição 2025 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e o lançamento do Catálogo de Experiências Sustentáveis do Brasil, o qual apresenta ações que incluem a sustentabilidade, a cultura local e a valorização das comunidades em diferentes regiões do País.
O apoio da Embratur ao Prêmio visa reforçar o compromisso conjunto de fortalecer o Turismo responsável no Brasil e ampliar sua projeção internacional. A parceria também tem como objetivo consolidar o alinhamento estratégico entre as instituições e potencializar ações voltadas à promoção de experiências sustentáveis.
A Embratur também integrou o corpo de jurados da premiação deste ano, com o intuito de contribuir tecnicamente para a avaliação das iniciativas e agregando uma visão qualificada sobre as boas práticas mundiais e as demandas do Turismo internacional. As iniciativas vencedoras serão reveladas no dia 8 de dezembro, em Belém (PA), logo após a realização da COP30.
“Essa parceria com a Embratur reforça um propósito que a Braztoa vem cultivando há mais de uma década: mostrar que o Turismo sustentável é uma realidade no Brasil e que pode, sim, ser competitivo, inovador e inspirador. O Catálogo é um passo importante para conectar nossas melhores experiências ao mercado internacional, valorizando quem faz o Turismo acontecer com responsabilidade e propósito”
Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa
"Parcerias como essa possibilitam estimular empreendimentos sustentáveis e promover o Brasil no mundo como um País ambientalmente responsável, diversificando nossos destinos. O Turismo é uma resposta aos desafios ambientais que o mundo vive. É uma atividade econômica que garante que uma floresta de pé tenha muito mais valor que derrubada. Transforma a sustentabilidade em geração de negócios, emprego, renda e desenvolvimento social", afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O Catálogo de Experiências Sustentáveis do Brasil já está disponível em versão digital. Clique aqui e conheça as experiências que representam o Brasil sustentável para o mundo.
Curadoria e Catálogo de Experiências Sustentáveis do Brasil

Pela primeira vez em 2025, o Catálogo de Experiências Sustentáveis do Brasil reúne iniciativas selecionadas a partir do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, programa que há mais de uma década reconhece boas práticas no Turismo.
As experiências abrangem o Turismo de base comunitária, ecoturismo, experiências gastronômicas com identidade local, projetos de regeneração ambiental, hospedagens responsáveis e iniciativas inovadoras. Foram selecionadas as experiências vencedoras e finalistas das edições de 2022 a 2024 que se qualificam para o mercado internacional.
Nesta primeira fase, foi realizada uma curadoria e análise técnica para identificar entre essas experiências aquelas já aptas à promoção internacional, considerando critérios como estrutura, conectividade, acessibilidade, posicionamento comercial, responsabilidade socioambiental e compatibilidade com os perfis e exigências do turista estrangeiro.
As experiências selecionadas terão uma qualificação exclusiva: “Experiência Reconhecida pelo Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e Qualificada para o Mercado Internacional por Embratur e Braztoa”. Elas serão promovidas a partir do catálogo com foco na promoção internacional, conectando essas iniciativas com operadoras de turismo incoming e compradores globais.
Capacitação e Segunda Fase
As experiências que não forem validadas nesta primeira etapa terão a oportunidade de participar de uma segunda fase de qualificação. A Braztoa e a Embratur oferecerão webinars de orientação e capacitação, com foco nas exigências e tendências do mercado internacional, apoiando as iniciativas que desejam se preparar para receber turistas estrangeiros e se adequar às demandas das operadoras de Turismo receptivo.
Após esse processo de qualificação — e um período para implementação dos aprendizados e ajustes necessários — será aberto um novo ciclo de curadoria. As experiências que evoluírem e atenderem aos critérios estabelecidos poderão ser incorporadas à versão atualizada do catálogo, visando ampliar sua visibilidade e oportunidades de inserção internacional.