Embratur firma parceria para promover o Brasil no exterior através do cinema
Ação vai investir em três longas-metragens para ampliar a distribuição internacional de obras brasileiras

A Embratur e o Projeto Paradiso lançam, nesta segunda-feira (6), uma parceria para promover a circulação internacional de filmes brasileiros. A iniciativa ScreenBrasil vai apoiar a distribuição de três longas-metragens de ficção produzidos no País em 2024 e 2025, com o objetivo de ampliar a distribuição internacional de produções nacionais, reforçar a imagem do Brasil no exterior e atrair interesse de estrangeiros a partir da promoção da nossa cinematografia.
Conforme destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o ScreenBrasil integra a estratégia da Agência que reconhece o audiovisual como uma ferramenta para a promoção internacional do Turismo. A seleção dos filmes será realizada por uma comissão técnica especializada.
A iniciativa é inspirada em ações semelhantes de outros países, sobretudo europeus, mas também de iniciativas já executadas no Brasil. O anúncio da parceria acontece no Festival do Rio, durante o Rio Market, nesta segunda-feira (6), e, em 22 de outubro, durante a abertura do Encontro de Ideias da Mostra de Internacional de Cinema em São Paulo, onde o regulamento será apresentado .
O anúncio dos filmes selecionados está previsto para abril de 2026, após o período de inscrições que será entre janeiro e março. “Este projeto é o coroamento de uma estratégia iniciada na nossa gestão na Embratur, que reconhece o audiovisual como vetor estratégico de promoção internacional do Brasil. Nós entendemos que filmes, séries, documentários e outros produtos audiovisuais podem funcionar como potentes vitrines do que o nosso país tem de melhor e despertam o interesse em conhecer o Brasil pessoalmente”, disse Freixo.
“Essa ação busca alcançar os espectadores internacionais com obras que ressaltam nossa qualidade e talento cinematográfico e retratam nossas histórias, nossa diversidade e criatividade. O Brasil vive hoje um momento de grande visibilidade do seu cinema lá fora. Temos também exemplos de países, como a Espanha, Portugal, Coreia do Sul, que colocaram o audiovisual como um setor estratégico relevante para promover o seu soft power. Mais do que isso, estudos indicam que cerca de 80 milhões de turistas globais escolhem destinos influenciados por produções audiovisuais”
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Para o Projeto Paradiso, a decisão de investir na exibição internacional se insere em seus eixos estratégicos. “Desde 2019, apoiamos a presença de mais de 150 filmes e projetos em grandes festivais e mercados internacionais, por meio do programa Brasil no Mundo. Agora, damos um passo à frente, buscando ampliar janelas de exibição para o audiovisual nacional mundo afora. Nosso desejo com isso é expandir as possibilidades de conexão do público internacional com o cinema brasileiro, fortalecendo, assim, nossa indústria”, explica Rachel do Valle, diretora de programas da instituição filantrópica.